A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) deu início, nesta segunda-feira (26), à primeira semana da Rodada Técnica de 2025 na região Norte do estado. Ao longo de cinco dias, os núcleos da região irão receber os encontros, que têm como objetivo apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas nos Centros Tecnológicos da entidade, o CTECNO Araguaia e o Parecis, além de ouvir de perto as demandas dos produtores rurais locais.
O município de Vera abriu o evento recebendo pesquisadores, produtores rurais da região e a comunidade no Sindicato Rural da cidade tendo como temas principais a Influência do ambiente de produção na produtividade de soja e milho; o Manejo da calagem em solos arenosos: Dose e modo de aplicação e o Manejo de micronutrientes na soja, além de outras dúvidas levantadas pelos produtores.
O vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Luiz Pedro Bier, lembrou que além de apresentar as pesquisas, a Rodada também possibilita que os associados apresentem suas principais demandas, para que os CTECNOS possam desenvolver pesquisas.
“A rodada técnica é importante porque ela traz a informação que é adquirida nos CTECNOS pela Aprosoja MT, uma informação limpa, que não tem cunho comercial, e que foi feita por produtores e para produtores. E nesses eventos conseguimos também coletar quais são as necessidades que o campo tem, o que cada um dos núcleos associados à entidade precisa para que a gente possa direcionar a nossa pesquisa”, destacou.
O delegado do núcleo, Felipe Bilibio, enfatizou que o evento promove uma aproximação importante entre quem está no campo e quem gera conhecimento técnico. “É muito importante que os pesquisadores venham e tragam informações sobre as pesquisas que foram realizadas. Essa proximidade dos produtores com os pesquisadores consegue abranger melhor a nossa área, conseguimos tirar algumas dúvidas e é extremamente importante essa conexão mais próxima”, afirmou.
Ele também ressaltou o papel dos Centros Tecnológicos da Aprosoja MT, que contribuem para levar soluções práticas aos produtores da região. “Também é importante os CTECNOS, que trazem pesquisas que são voltadas para a nossa região e nossa realidade. Para nós, essas pesquisas podem ser utilizadas dentro das questões que a gente utiliza”, completou.
O Coordenador de Pesquisa do CTECNO Parecis, Rodrigo Hammerschmitt, avaliou positivamente o início da rodada em Vera, destacando a presença dos produtores e a importância da troca de informações durante o encontro.
“Finalizamos o primeiro dia de rodada aqui no município de Vera, onde tivemos a presença de produtores de localidades vizinhas, como de Feliz Natal. Falamos sobre alguns dos resultados de pesquisas do CTECNO Parecis e Araguaia, e é muito importante trazer esses resultados porque também é uma forma de trocar informação com os produtores da região”, reforçou o pesquisador.
O delegado do núcleo de Vera, Gustavo Zocolotto, reforçou que os resultados das pesquisas colaboram ainda para a melhor produtividade em solos arenosos. “A Rodada é importante porque traz informação. A gente tem bastante dificuldade hoje de trabalhar com os solos de areia e esse conhecimento nos permite aumentar a produtividade, e entender melhor a relação custo-benefício também, porque a gente às vezes faz investimento além do que é necessário, fora da pesquisa, não sabe o que está fazendo e a pesquisa vem para ajudar”, comentou.
A Rodada Técnica de 2025 continua nesta semana por mais quatro núcleos da região norte. Nesta terça-feira (27) produtores de Marcelândia poderão conhecer mais sobre as pesquisas desenvolvidas nos CTECNOS Parecis e Araguaia da Aprosoja MT.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.