Parceiros Quinta-feira, 28 de Julho de 2022, 16:54 - A | A

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DESENVOLVIMENTO HUMANO

Foco em pessoas estimula profissionalização em indústrias sementeiras

Novo módulo da Academia Abrass reforça importância do feedback e métodos de avaliação de desempenho na cultura organizacional

REDAÇÃO

“Uma empresa é formada por pessoas e cada uma tem seu valor, sua cultura e seu comportamento”. É com a percepção da importância da singularidade de cada colaborador e da pluralidade de perfis no processo produtivo das empresas que a especialista em gestão empresarial Jacqueline Santana, da MPrado Consultoria, abre mais um módulo da Academia Abrass. Adentrando no setor de recursos humanos das empresas, profissionais das indústrias de sementes de soja tiveram contato com conceitos sobre avaliação de desempenho e ferramentas para desenvolvimento pessoal e profissional dentro das organizações.

O feedback foi um dos primeiros conceitos trabalhados nesta nova etapa do programa de capacitação da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), realizado com o apoio da Bayer. Ponto chave na gestão de pessoas, o feedback é uma ferramenta de comunicação e desenvolvimento poderosa, que gera inúmeros benefícios para o profissional e o grupo, sinalizando pontos de atenção, de melhoria e elogios – estes, sinceros e qualificados, evidenciando acertos e contribuições.

“Um dos objetivos principais da utilização do feedback está na melhoria contínua. Para sua efetividade, é necessário que seja construtivo, objetivo, claro e principalmente livre de suposições e preconceitos. Dessa forma, haverá motivação para que melhorias sejam feitas”, explica Jacqueline Santana.

Além de aprender técnicas para aplicar essa prática de devolutiva, os profissionais também tiveram contato com outras terminologias da gestão e desenvolvimento de pessoas, como competência técnica e comportamental (hard skills e soft skills, respectivamente). “Enquanto a competência técnica apresenta atributos que qualifica e capacita o profissional para atuar em determinadas áreas, a competência comportamental está mais relacionada a características como atitudes e controle das emoções. Os dois pontos devem ser considerados na avaliação de desempenho”, destaca a especialista.

Avaliação de desempenho – É uma ferramenta utilizada para mensurar a performance de colaboradores ou áreas da empresa. Pode e deve ser realizada periodicamente, em intervalos a definir, de forma que atenda às necessidades da empresa. Além de auxiliar o entendimento se o profissional está abaixo, atende ou excede o desempenho esperado pela organização, a técnica ajuda na visão estratégica, facilitando formas de aprimorar processos e gerar mais resultados à organização como um todo.

A avaliação de desempenho já é uma realidade dentro de várias indústrias de sementes de soja, mostra do amadurecimento e profissionalização do setor. Nas Sementes Vitória, em Rio Verde (GO), junto da contratação de uma consultoria, a empresa adotou o método 180 graus, onde o colaborador recebe e, também, oferece seu feedback ao gestor. É indicado a organizações que possuem maturidade organizacional e processos claros.

“Percebemos o quanto é enriquecedor para o profissional e para o líder saber quais são seus pontos de melhoria. Às vezes, isso não fica perceptível para os próprios profissionais. Com essas informações, nossa empresa pode ter uma visão ampla do ponto de vista do líder e do liderado”, conta Valquíria Alonso Pereira, gestora da indústria.

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