Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 16h:57

Tamanho do texto A - A+

Famílias de médicos na linha frente do combate ao Covid-19 participam de homenagem da Unimed Cuiabá

Por: DA REDAÇÃO

Uma homenagem que entrou para a história de campanhas institucionais em Mato Grosso. Assim é a recém lançada campanha da Unimed Cuiabá em homenagem aos médicos na “linha de frente” dos casos de Covid-19. O vídeo, que traz depoimentos de esposas, maridos e filhos, foi gravado de forma inédita pelas próprias famílias, com apoio de uma equipe de produção. As imagens têm emocionado médicos da cooperativa pelo reconhecimento e valorização ao seu trabalho durante a pandemia.

Imagem da Internet

unimed

Um dos homenageados, o nefrologista Osvaldo Cassemiro Filho, se emociona ao falar do vídeo e relembrar os depoimentos da esposa Amalha e da filha Sophia, de 4 anos. Para ele, foi uma mistura de emoções, entre a felicidade de ver o amor de sua família e a preocupação pelo trabalho diário com pacientes do Covid-19. “Enquanto médicos, sabemos da nossa missão em cuidar de vidas, mas tem sido difícil sair para trabalhar e deixar nossa família em casa. A campanha fortaleceu ainda mais o amor que sinto por elas”.

A ideia assinada pelo redator publicitário da agência Pau e Prosa Comunicação, Neto Costa, era justamente captar a verdade das famílias dos médicos que vem enfrentando a angústia e medo por seus entes ao mesmo tempo em que sentem orgulho dos profissionais na chamada “linha de frente” do enfrentamento a Covid-19. O roteiro foi pensado para homenagear médicos e revelar a história pessoal por trás de cada de um deles. 

Para a gravação das imagens de forma remota e sem nenhum contato com os familiares, os produtores da Môlera Filmes tiveram que “quebrar a cabeça”. O resultado foi um protótipo de câmera profissional conectado ao celular e controlado à distância pela equipe, que orientava e direcionava as famílias quanto ao enquadramento e escolha de cenário, por exemplo. Os depoimentos foram gravados em momentos de ausência dos médicos em casa, para ajudar na surpresa.

Esposa do médico de família Werley Silva Peres, a Ana Carolina da Veiga Peres, foi uma das “câmeras” da campanha. Após receber o equipamento em casa e seguindo as orientações da produtora, ela e a pequena Julia, de 3 anos, gravaram sua homenagem ao médico. “Nossa rotina mudou muito por conta da pandemia. Ele chegou a morar em um flat para evitar contato com as crianças. Então, ver essa homenagem o deixou bastante emocionado”, conta.

Ao divulgar a campanha, o presidente da Unimed Cuiabá, que se recupera do Covid-19, Rubens Carlos de Oliveira Jr, destacou os sacrifícios feitos pelos profissionais de saúde. Além do distanciamento de amigos e familiares, os médicos também lidam com os riscos de contaminação no contato direto com pacientes. “Queríamos uma homenagem sincera e emocionante. Deixamos para que falem aqueles que deveriam ser os mais próximos dos médicos e neste momento não estão podendo ser. É uma campanha histórica para nós da Unimed Cuiabá”, pontua.

Diretora Administrativo Financeiro da cooperativa, a cardiologista Dra. Suzana Palma, acrescenta que a campanha foca na importância da estrutura familiar e o reconhecimento aos profissionais. Segundo ela, o vídeo deixa explícito quem são os verdadeiros heróis da atualidade. “A homenagem retrata que não são somente os médicos que estão se sacrificando para atender pacientes com coronavírus, mas suas famílias também. São bens inestimáveis que neste momento ficam de lado para o exercício máximo da Medicina que é o de salvar vidas”, finaliza.

O vídeo da campanha Valorização pode ser acessado no canal da Unimed Cuiabá no Youtube, clicando aqui. As imagens também serão veiculadas na rede local de televisão. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei