Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2020, 10h:35

Tamanho do texto A - A+

9º Encontro é realizado pelo Sicredi de forma online e com alcance interestadual

Evento deste ano será realizado de forma totalmente online com transmissão ao vivo pelo Youtube

Por: DA REDAÇÃO

Supereducadores merecem um superevento. Baseado nesta afirmação, o Sicredi realiza o 9º Encontro do Programa A União Faz a Vida nos dias 15 e 16 de outubro, com transmissão ao vivo pelo YouTube e acesso através do site www.encontroauniaofazavida.com.br, a partir das 18h, horário de Cuiabá. Promovido pela Central Sicredi Centro Norte, o evento vai impactar pessoas ligadas à educação, em diversas áreas de atuação, dos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre, com palestras de profissionais renomados no País.

Assessoria

Sicredi

As edições anteriores do evento foram realizadas de forma presencial, em Cuiabá. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a necessidade de manter o distanciamento social para segurança do público, o Sicredi organizou o encontro de 2020 de forma virtual, o que ampliou o alcance de público, permitindo difundir e apresentar o Programa A União Faz A Vida para milhares de pessoas no País e até pelo mundo.  

A abertura do programa vai ao encontro de duas datas importantes para o Sicredi e para os profissionais da área de educação, pois no dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor e o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. O evento vem para reforçar a importância da educação e dos seus profissionais, promovendo ações de qualificação e debates pertinentes à área.

O Programa A União Faz a Vida é uma iniciativa nacional do Sicredi que há 25 anos promove educação de qualidade, cooperação e cidadania para milhares de crianças e adolescentes em todo o País. Nesses dois dias de palestras, o objetivo do evento será de proporcionar momentos de formação e celebração aos educadores em um momento desafiador para a educação brasileira, conforme enfatiza o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte, Efrain Ricca.

“Uma das coisas que nos motivou a realizar o evento neste formato (online) é o fato de estarmos completando 25 anos de história do PUFV e de parceria com as nossas comunidades. Então não queríamos deixar passar em branco. Também reconhecer os nossos professores como heróis anônimos, em especial nesse momento difícil que temos vivido, em que eles foram desafiados a se superar e entender novas ferramentas. Muitos deles sofreram em saber que seus alunos muitas vezes não tinham acesso às ferramentas necessárias para receber as aulas. Então tudo isso nos motivou a querer realizar esse encontro interestadual do programa”, comenta Ricca.

Os que enfrentam este desafio todos os dias, na linha de frente, terão em sua homenagem, esse grande evento com palestrantes de renome nacional. A edição 2020 do encontro contará com a presença do Dr. Augusto Cury que é PhD, médico, psicoterapeuta e escritor; de Gustavo Severo de Borba, diretor do Instituto para Inovação na Educação; e de Emilia Cipriano, professora universitária, conferencista que realiza cursos de formação para educadores na área de educação, com ênfase em Educação Infantil, infância, letramento e alfabetização. 

Além dos palestrantes, o evento contará com a participação de bons exemplos dentro das comunidades que desenvolvem o Programa União Faz a Vida, dando voz aos professores homenageados nos dois dias de evento. Para finalizar a programação com chave de ouro, o evento terá uma Live Show com a banda Roupa Nova, para celebrar a realização de mais um evento de valorização da educação realizado pelo Sicredi.

“Isso é um pouco do nosso presente, do nosso reconhecimento à educação, em especial a esses superprofessores, que merecem um superevento. É neles que a gente está pensando, é neles que o Sicredi acredita. O Sicredi acredita na educação, porque acredita que a educação é único caminho para construir uma sociedade mais próspera para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforça o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

Em Mato Grosso, no Pará, em Rondônia e no Acre, o PUFV é desenvolvido pelas cooperativas do Sicredi em 41 municípios. Dados do relatório de Sustentabilidade do Sicredi de 2019 mostram que na região foram atendidos 19.522 crianças e adolescentes, orientados por cerca de 880 educadores de 303 escolas públicas e privadas, que juntas, contabilizam a realização de mais de 1,5 mil projetos. No país, o programa está presente em 397 cidades, atendendo 109,163 mil estudantes. Ao todo, 9.441 educadores estão envolvidos em 1.985 escolas. O número de projetos desenvolvidos usando a metodologia do programa passa de 5,6 mil.

Confira a programação

1º dia – 15/10

18:00 - Abertura: 25 Anos PUFV

18:05 - Apresentação do Programa

18:15 - Boas-vindas Sicredi

18:25 - Cases: 25 anos de Histórias

18:35 - Palestra: Augusto Cury

19:40 - Painel Histórias: Cury, Sicredi e convidados

20:10 – Encerramento

2° dia – 16/10

18:00 - Abertura: 25 Anos PUFV

18:05 - Boas-vindas Sicredi

18:10 - Case: Minha Inovação

18:20 - Palestra principal - Gustavo Borba e Emília Cipriano

19:20 - Painel "reinventando" - Gustavo, Emília e convidados

19:45 - Live show com a Banda Roupa Nova

21:30 – Encerramento

Sobre os palestrantes

Augusto Cury

PhD, médico, psicoterapeuta e escritor. Atualmente é o autor mais lido nas últimas duas décadas no Brasil, com mais de 30 (trinta) milhões de livros somente no país. É o psiquiatra mais lido na atualidade, sendo publicado em mais de 70 (setenta) países. Seus livros são utilizados em diversas faculdades, inclusive em teses de pós-graduação.

Conferencista em Congressos Nacionais e Internacionais. Ganhador do prêmio de literatura internacional na China ano de 2009, China. Membro de Honra da Academia de Gênios do Instituto Europeu de Inteligência.

É idealizador da metodologia Escola da Inteligência, um programa de educação socioemocional que entra na grade curricular de mais de mil escolas e têm cerca de 400 mil alunos, tendo em seu corpo técnico tem mais de 50 psicólogos.

Diversos de seus livros estão sendo adaptados para o cinema e seriados.

Gustavo Severo de Borba

Gustavo Severo de Borba, natural de Santa Maria, diretor do instituto para inovação na educação - Unisinos. Casado desde 1996 com a Ana Tonelli, médica humanista e inspiração para ele, tem duas filhas. Gustavo é professor e acredita em um espaço de construção coletiva do conhecimento entre todos nós, alunos, professores, colegas.  

Emília Cipriano Sanches

Graduada em Serviço Social e Pedagogia; mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991); doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); Pesquisadora do IEE - Instituto de Estudos Especiais da PUC/SP (2000) Pesquisadora da Infância da Rede de Contextos Integrados - USP/SP (2003); Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais (2004).

Professora Titular da Faculdade de Educação (desde 1986) e do Programa de Estudos pós-graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil, Fundadora do Fórum da Pedagogia Freinet, Coordenadora do Curso de Especialização de Educação Infantil e Séries Iniciais do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo - SINPRO, Coordenadora do Instituto Aprender a Ser Pesquisa e Formação na Área Educacional.

É líder do grupo de pesquisa intitulado "Educação Integral", desenvolvendo pesquisa junto a Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, nomeada em 27-01-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, infância, letramento e alfabetização, formação de professores e gestão educacional. Escritora de livros e artigos na área da infância, conferencista na área da educação em eventos nacionais e internacionais e membro titular do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.”

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei