Mundo Quarta-feira, 01 de Junho de 2011, 09:12 - A | A

Quarta-feira, 01 de Junho de 2011, 09h:12 - A | A

Novos combates entre tropas e tribos matam ao menos 37 no Iêmen

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A capital do Iêmen, Sanaa, voltou a ser palco de confrontos entre tropas do Exército e guardas tribais nas últimas horas, em um combate que deixou ao menos 37 mortos. Os confrontos, que começaram no último dia 23, deixaram mais de 115 vítimas.

Os confrontos começaram quando forças de segurança tentaram invadir a residência do xeque Sadek al Ahmar, líder da maior tribo do Iêmen, os Hashid, em Sanaa.

Saleh pertence à Hashid, mas o xeque Ahmar anunciou em março passado que apoiaria a revolta popular contra o ditador. O xeque apelou a alianças históricas para trazer outras influentes tribos iemenitas, donas de milícias bem armadas, para o confronto.

 

O número de vítimas pode ser maior e a agência de notícias Associated Press fala em ao menos 41 mortos na última batalha. A maioria das vítimas são homens armados vinculados aos grupos tribais.

As mortes ocorrem um dia depois de os milicianos retomarem o controle de um prédio do governo que haviam deixado no domingo, como parte de um acordo de cessar-fogo alcançado entre Saleh e Ahmar.

Fontes do governo afirmaram que as milícias fiéis a Ahmar ocuparam na noite da véspera um complexo judicial em um bairro ao noroeste de Sanaa, onde fica o escritório do procurador-geral. Eles teriam ocupado ainda um prédio residencial na rua 14 de outubro, próxima ao bairro onde fica o palácio presidencial.

Moradores do norte da capital afirmaram ter escutado até sete explosões na região onde fica a estrada que une Sanaa ao aeroporto.

Khaled Abdullah/Reuters
Manifestantes bloqueiam estrada na cidade de Taiz, Iêmen, durante protesto contra o governo

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros