Comunicado da empresa indica que o Airbus estava a caminho de Tóquio, enquanto o jato regional Bombardier, operado pela Endeavor, subsidiária da Delta, se preparava para decolar rumo à Lafayette, na Louisiana.
"Você sabe, eu apenas notei que a cauda do RJ está faltando", disse um controlador de tráfego aéreo, segundo arquivos de áudio mantidos pelo LiveATC.net. "Então, Endeavor 5526, mantenha sua posição, e você precisa de alguma assistência imediata?", perguntou. "Nenhuma assistência imediata," respondeu um piloto. "Vamos precisar de um reboque, no entanto."
Jason Adams, um meteorologista da WFTS-TV de Tampa, na Flórida, que viajava para a Louisiana para cobrir o furacão Francine, relatou o momento do impacto na plataforma social X, antigo Twitter. "Bem, isso foi aterrorizante", escreveu. "Taxiando para o voo de Atlanta para a Louisiana e outro avião parece ter batido na parte de trás do nosso avião. Sons muito bruscos de metal raspando e depois estrondos altos. Estamos bem. Sem fogo ou fumaça."
Adams postou fotos da cauda do avião menor derrubada de lado caída na pista de taxiamento.
A Delta disse que a asa do avião maior, o Airbus, também foi danificada. "Pedimos desculpas aos nossos clientes pela experiência", disse a companhia aérea em um comunicado.
Oficiais do aeroporto internacional Hartsfield-Jackson, de Atlanta, disseram que os passageiros de um avião foram transportados de ônibus de volta ao terminal, enquanto o outro avião retornou a um portão por seus próprios meios. O Airbus transportava 221 passageiros e o Bombardier, 56.
A Delta disse que vai cooperar com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes e outras autoridades que abriram investigação sobre o caso. A Administração Federal de Aviação diz que também está apurando o que ocorreu.
Oficiais do aeroporto descreveram as interrupções nas operações no aeroporto, que é o mais movimentado do mundo, como "mínimas".
A Delta disse que ambos os aviões seriam movidos para hangares de manutenção. /AP
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.
(Com Agência Estado)
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