Mundo Quarta-feira, 15 de Junho de 2011, 10:31 - A | A

Quarta-feira, 15 de Junho de 2011, 10h:31 - A | A

Combates mataram ao menos 75 pessoas leais a Gaddafi em três dias

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 75 membros das forças leais a Muammar Gaddafi morreram nos últimos três dias de combate na cidade de Brega (oeste da Líbia), produtora de petróleo, informaram fontes rebeldes.

Os rebeldes também afirmam que cerca de cem gadafistas ficaram feridos.

Após semanas de relativa tranquilidade no front oeste, em que os combates estavam entre as cidades de Brega e Ajdabiya, a 160 km de Bengasi, os combates se intensificaram novamente.

Na segunda-feira, uma emboscada das forças de Gaddafi deixou 22 mortos e 65 feridos rebeldes.

Um erro de ataque dos aviões da Otan na área também provocou a morte de seis insurgentes.

FOLHETO DA OTAN

Um folheto da Otan alertando sobre ataques de helicópteros fez alguns rebeldes saírem de suas recém-capturadas posições.

"Espero que exista alguma coordenação entre os combatentes e a Otan. As forças de Gaddafi estão longe. A Otan não sabia quem tomou aquelas posições?", disse à Reuters Mohammed Genei, 31, comandante local.

Um folheto mostrava a imagem de um helicóptero e um tanque em chamas. "Quando você vê esses helicópteros, isso significa que é tarde demais para você", dizia o folheto em árabe. "Não há lugar para se esconder. Se você continuar a ameaçar civis, você será morto."

Uma autoridade da Otan disse que a aliança distribuiu os folhetos alertando sobre ataques de helicópteros, mas disse que foi a oeste de Misrata e próximo de Zlitan.

No entanto, mesmo sem a ameaça de um ataque da Otan, os rebeldes disseram que não vão atacar a cidade de Zlitan por respeito tribal. Em vez disso, eles vão esperar para que os moradores locais se revoltem.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros