Centenas de estudantes protestaram na capital financeira italiana em Milão contra o que chamaram de "governo de banqueiros" liderado pelo novo premiê Mario Monti nesta quinta-feira. As manifestações terminaram em confrontos com a polícia.
Os manifestantes disparavam fogos de artifícios contra as forças de segurança tentando impedir os policiais de se aproximarem do campus da Universidade de Bocconi, dirigida por Monti e símbolo de seu gabinete de tecnocratas formado para conter a crise da dívida na Itália.
A polícia respondeu a ofensiva estudantil com agressões com cassetetes. Durante o confronto, um jornalista ficou ferido pelos fogos de artifício.
Matteo Bazzi/Efe |
![]() |
Um estudante cai no chão durante confronto com a polícia em Milão, em protesto contra medidas de austeridade |
Os estudantes presentes também jogavam ovos e notas falsas de dólar americano no prédio da associação italiana do setor bancário, de acordo com a agência de notícias AGI. Entre gritos entoados estavam "Não queremos que os bancos governem" e "o governo de Monti não é a solução".
Também houve registros de manifestações em Turin, Roma, Palermo e Bari, tendo como alvo universidades onde ministros de Monti costumavam dar aulas, agências bancárias e repartições fiscais.
O novo premiê chegou em substituição a Silvio Berlusconi, que renunciou após grande pressão por desconfianças quanto à sua competência para frear o avanço da crise no país.
Andreas Solaro/France Presse |
![]() |
Milhares de manifestantes participam de marcha em frente ao Coliseu durante protesto contra cortes na educação |
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.