O norueguês Anders Behring Breivik, 32, autor confesso de dois ataques que causaram 77 mortes em julho deste ano, participa nesta segunda-feira da primeira audiência sobre seu caso aberta ao público na Justiça da Noruega.
Dezenas de repórteres e curiosos se aglomeravam dentro do tribunal em Oslo quando Breivik entrou na sala vestindo roupas pretas. Apesar de a presença da mídia estar autorizada, os jornalistas foram proibidos de relatar os procedimentos e fotografar ou filmar a audiência.
Preso preventivamente, Breivik comparece à audiência para que se pronuncie sobre seu pedido de prisão preventiva. Os advogados de defesa querem que ele fique detido por mais 12 semanas.
Jon Eeg/Scanpix/Reuters |
![]() |
Anders Behring Breivik chega a tribunal em Oslo onde ocorre primeira audiência aberta ao público |
O norueguês responde por acusações referentes a terrorismo pelos atentados que realizou em julho deste ano. As sessões anteriores foram fechadas ao público porque as autoridades temiam que o discurso de ódio contra imigrantes na Europa pudessem incitar mais crimes.
Familiares das vítimas dos ataques realizados por Breivik foram à corte para assistir à audiência na qual o júri decide se mantém o autor confesso dos atentados preso até o início de seu julgamento.
Breivik admitiu ser o autor do atentado à bomba contra a sede do governo norueguês e de um tiroteio na Ilha de Utoeya, perto de Oslo, em 22 de julho deste ano. Os dois ataques deixaram 77 mortos.
Na ocasião, o norueguês foi apontado como simpatizante de grupos de extrema direita e disse ser contrário ao islamismo e ao multiculturalismo na Noruega.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.