Mundo Segunda-feira, 14 de Novembro de 2011, 15:53 - A | A

Segunda-feira, 14 de Novembro de 2011, 15h:53 - A | A

TERRORISMO

Autor de ataques na Noruega participa de 1ª audiência aberta

Júri decidirá se Anders Behring Breivik deve ser mantido preso até o início de seu julgamento

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O norueguês Anders Behring Breivik, 32, autor confesso de dois ataques que causaram 77 mortes em julho deste ano, participa nesta segunda-feira da primeira audiência sobre seu caso aberta ao público na Justiça da Noruega.

Dezenas de repórteres e curiosos se aglomeravam dentro do tribunal em Oslo quando Breivik entrou na sala vestindo roupas pretas. Apesar de a presença da mídia estar autorizada, os jornalistas foram proibidos de relatar os procedimentos e fotografar ou filmar a audiência.

Preso preventivamente, Breivik comparece à audiência para que se pronuncie sobre seu pedido de prisão preventiva. Os advogados de defesa querem que ele fique detido por mais 12 semanas.

Jon Eeg/Scanpix/Reuters

Anders Behring Breivik chega a tribunal em Oslo onde ocorre primeira audiência aberta ao público

O norueguês responde por acusações referentes a terrorismo pelos atentados que realizou em julho deste ano. As sessões anteriores foram fechadas ao público porque as autoridades temiam que o discurso de ódio contra imigrantes na Europa pudessem incitar mais crimes.

Familiares das vítimas dos ataques realizados por Breivik foram à corte para assistir à audiência na qual o júri decide se mantém o autor confesso dos atentados preso até o início de seu julgamento.

Breivik admitiu ser o autor do atentado à bomba contra a sede do governo norueguês e de um tiroteio na Ilha de Utoeya, perto de Oslo, em 22 de julho deste ano. Os dois ataques deixaram 77 mortos.

Na ocasião, o norueguês foi apontado como simpatizante de grupos de extrema direita e disse ser contrário ao islamismo e ao multiculturalismo na Noruega.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros