HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 15 de Novembro de 2011, 14h:02

Exército paquistanês mata 22 rebeldes em operação contra talebans

Forças de segurança usaram helicópteros de combate para atacar insurgentes

PORTAL R7

As forças de segurança paquistanesas mataram nesta terça-feira (15) pelo menos 22 talebans em uma operação militar que ainda continua na região tribal de Orakzai, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Os soldados paquistaneses usaram helicópteros de combate para atacar posições insurgentes na região de Dabori. "A operação ainda continua", acrescentou o porta-voz das áreas tribais, que não informou quantos dias durará a ação militar.

Orakzai é a única das sete regiões tribais paquistanesas que não faz fronteira com o Afeganistão, mas está localizada em um local estratégico, próxima às fortificações talebans do Waziristão do Norte e do Sul.

Nos últimos dias, foram registrados vários episódios violentos em Khyber, na fronteira com Orakzai. Na segunda-feira (14), quatro membros das forças de segurança paquistanesas morreram e há dois dias uma explosão causou a morte de sete civis.

As forças de segurança paquistanesas costumam revidar com ofensivas pontuais os ataques dos talebans, que causam baixas entre suas tropas. Nos últimos anos, o exército tentou atacar os grupos insurgentes em vários pontos do norte paquistanês. Eles conseguiram se reagrupar sem deixar de ameaçar o Estado.