HiperNotícias - Você bem informado

Domingo, 11 de Setembro de 2011, 19h:17

Secretaria lança força-tarefa para superar metas do Ideb

MEC vai aplicar em todo Brasil prova para avaliar desempenho de estudantes

DA REDAÇÃO

MEC

Prova Brasil é aplicada para estudantes do ensino fundamental

A Secretaria Municipal de Educação (SME) criou uma força-tarefa em Cuiabá integrada por alunos, professores, gestores, assessores e pais de alunos para a Prova Brasil e superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ministério da Educação (MEC) aplicará em todo o Brasil, entre os dias 7 e 18 de novembro, a Prova Brasil, que juntamente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Segundo o secretário municipal, de Educação, Perminio Pinto Filho, a proposta é motivar o engajamento de toda a comunidade escolar em prol da educação.
Um calendário de ações foi definido pela SME e será seguido até a data da Prova Brasil, em novembro. Na quinta-feira (8) houve a primeira reunião com os diretores das unidades de ensino. No sábado (10), às 8 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso foi lançada a campanha de motivação dos gestores, professores e alunos do 5º e 9º anos.

Na reunião com os diretores de escolas, o secretário Perminio Pinto Filho explicou ser necessário entender que o desempenho do aluno na Prova Brasil é resultado do ensino e aprendizado desenvolvidos ao longo do processo de escolarização. E que a campanha de mobilização não tem a pretensão de resolver em dois meses os possíveis déficits de aprendizado dos alunos.

Segundo Perminio a proposta é sim promover a auto estima e motivar os alunos, professores, gestores e pais sempre pensando em intensificar as ações em prol da melhoria do ensino na rede municipal.

Uma das metas da força-tarefa da educação é trabalhar no sentido de promover um clima de tranquilidade e otimismo no ambiente escolar. Para isso, estão programados dois simulados, que acontecerão em 20 de setembro e 20 de outubro, seguindo orientação do Ministério da Educação. Na realidade o objetivo é preparar o aluno para a Prova Brasil.

Nos testes aplicados no quinto e nono anos do ensino fundamental os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.