HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 23 de Junho de 2022, 10h:03

Lúdio defende candidatura do PT no Estado afirmando que nome Domingos está firme

Barranco disse que as conversas dentro da federação partidária estão bem adiantadas no sentido de dar apoio ao nome da ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia Neder (PcdoB)

ALEXANDRA LOPES
Da Redação

JLSIQUEIRA / ALMT

Apesar de negar divergências internas dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Lúdio Cabral deu declaração de que diverge de posicionamento de seu presidente, deputado estadual Valdir Barranco, que afirmou, nesta quarta-feira (22), que o nome da ex-reitora, Maria Lúcia Cavalle Neder (PcdoB), é consenso dentro da federação PT, PCdoB e PV como pré-candidata ao governo do Estado. Para Lúdio, isso ainda não foi definido na executiva estadual e o nome do Professor Domingos segue como candidato do PT.

Um encontro de Tática Eleitoral do PT realizado em 29 de maio deliberou sobre a pré-candidatura ao governo do Estado do professor Domingos Sávio Garcia, que recebeu 95 votos, vencendo o professor Reginaldo Araújo, que recebeu 18 votos. Entretanto, segundo Barranco, Domingos já sinalizou que pode recuar da candidatura para dar espaço à Maria Lúcia, como forma de garantir palanque a Lula em Mato Grosso. Lúdio desconhece a informação.

LEIA MAIS: Professor Domingos sinaliza abrir mão de pré-candidatura para dar espaço a Maria Lúcia

“A Maria Lúcia é um quadro qualificado em condições de nos representar na disputa ao governo. O que precisa está claro é que o nosso projeto de oposição é para retirar Mato Grosso dos muito ricos e colocar a serviço dos direitos da população, e nós precisamos de um palanque legítimo, firme em defesa de Lula aqui no nosso território, para enfrentar o bolsonarismo odiento e violento. É isso que precisa. O PT, hoje, tem um candidato, que é o professor Domingos, que também preenche os mesmos requisitos para fazer esse enfrentamento”, começou.

“O encontro de delegados aprovou Domingos e delegou o diálogo com os outros partidos que compõem a federação. Qualquer decisão terá que ser tomada dentro da executiva estadual e qualquer definição de apoio do PT a candidato de outro partido dentro da federação terá que ser aprovado pela executiva estadual, portanto, a candidatura de Domingos está mantida”, emendou.

Assim, Lúdio reforçou que o ex-presidente Lula está buscando construir a mais ampla coalisão com diversos setores da sociedade e da economia para poder fazer um enfrentamento ao governo Bolsonaro.

“Se a executiva deliberar pelo apoio a Maria Lúcia, é uma decisão que nós iremos respeitar e nós nos engajaremos na campanha dela. Agora, deixando muito claro: oposição a Mauro Mendes para gente construir um governo de direitos à população e um palanque legítimo para Lula aqui em Mato Grosso. Na minha opinião, Maria Lúcia contempla esses critérios”, finalizou.

Membros da federação se reúnem na próxima sexta-feira (24) para discutir sobre a construção das candidaturas majoritárias às eleições 2022.