HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 24 de Maio de 2011, 15h:17

Sobe para 117 número de mortos por tornado nos EUA

Tanto as autoridades quanto os bombeiros ainda esperam encontrar sobreviventes entre os escombros

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O tornado que devastou a cidade de Joplin, no Estado americano do Missouri, já deixou ao menos 117 mortos, indicou nesta terça-feira o porta-voz do governo estadual, Sam Murphey.

Houve divergência entre o governo e o chefe dos bombeiros locais, Mitch Randles, que confirmou apenas 116 mortos. Quanto ao número de sobreviventes o governo estadual diz que 17 foram resgatados com vida, enquanto Randles afirma que foram somente sete.

Tanto as autoridades quanto os bombeiros, no entanto, ainda esperam encontrar sobreviventes entre os escombros.

Jeff Roberson/Associated Press
Equipes de busca ainda trabalham em escombros de loja destruída por tornado no Estado do Missouri (EUA) no domingo

A revisão do número de vítimas chega horas após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dizer que visitará a área devastada no próximo domingo (29).

Na casa do embaixador dos EUA em Londres, no momento em que iniciava uma visita de Estado ao Reino Unido, Obama disse que sua promessa aos atingidos pelas tempestades no meio-oeste norte-americano é de que o governo federal os apoiará.

"Tudo que podemos fazer é fazer com que saibam que toda a América se importa profundamente com eles e que vamos absolutamente tudo que pudermos para garantir que se recuperem", disse.

Obama está em visita de uma semana por quatro países europeus e deve retornar a Washington no sábado (28).

"Como todos americanos, estamos monitorando muito de perto o que tem acontecido e estamos de coração partido com as imagens que vimos", disse Obama a jornalistas.

CONDOLÊNCIAS

Ontem (23), Obama, divulgou um comunicado expressando suas "mais profundas condolências" às famílias das vítimas no Missouri e disse que ordenou à Fema (Agência Federal de Gestão de Emergências) que ajude na resposta imediata e nos esforços de reconstrução.

O tornado deixou um rastro de destruição de um quilômetro de largura e 6,4 quilômetros de comprimento.

"Mais de 70% de Joplin, cidade de 50 mil habitantes, foi destruída", explicou Christy Bertelson, porta-voz do governador do Missouri.

A cidade fica perto das divisas com Kansas e Oklahoma. De acordo com John Miller, fotógrafo que trabalha para o jornal "The Springfield News-Leader", armazéns da Home Depot e do Wallmart foram destruídos, assim como postos de gasolina e prédios.

O fenômeno foi registrado quase um mês depois de uma série de fenômenos similares que matou 354 pessoas em sete Estados do país. Na ocasião, 238 morreram no Alabama em apenas um dia, 27 de abril, depois que tornados atingiram Tuscaloosa e outras localidades.