HiperNotícias - Você bem informado

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019, 16h:05

Mendes pede desculpa por promessa e diz que espera solução para o VLT até 2020

WELLYNGTON SOUZA, ESPECIAL HIPERNOTÍCIAS

O governador Mauro Mendes (DEM) espera que até o final do primeiro semestre de 2020 consiga apresentar uma solução para a principal obra da Copa do Mundo de 2014, na região metropolitana de Cuiabá, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O chefe do Executivo se desculpou pela demora em chegar a uma conclusão e afirmou nesta sexta-feira (13) que aguarda o estudo realizado pelo Grupo de Trabalho para decidir a viabilidade do modal.

Secom-MT

Vagão do VLT

 

“Sobre o VLT eu realmente disse em campanha que até um ano daria uma solução. Peço desculpas, não foi possível. Nós criamos uma comissão porque teve que colocar o Governo Federal, pois envolve verba federal, tem financiamento feito pela Caixa Econômica. Além disso, houveram alguns problemas no meio do caminho e nós descobrimos outras também que foram analisadas no passado que não estavam corretas”, disse Mendes em entrevista à Rádio Capital.

O governador declarou ainda que o Estado teve que contratar um novo estudo de tráfego de passageiros para que pudesse analisar sobre a conclusão do modal. “Tivemos que contratar um novo estudo para tomar uma decisão assertiva. Lamento a demora. Apertei muito a minha equipe. Isso não é uma decisão que o governador Mauro Mendes toma, que ele acorda inspirado para tentar resolver essa questão”, ressalta.

O democrata relembrou que esteve em Brasília reunido com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público (MP), visto que as obras do modal está judicializada. “Existem três ações na justiça, sendo duas dela com o MPE, MPF e é uma solução complexa. Nós estamos trabalhando, estamos estudando”.

Mendes declarou que não irá cometer o mesmo erro da gestão passada [do ex-governador Pedro Taques] – que prometeu por diversas vezes a retomada do VLT. “Eu lembro que nos últimos anos foi anunciado cinco vezes a retomada da obra. Não vamos ficar com ‘mentiraiada’, estamos estudando o problema e quero que seja o mais rápido possível”.

“Quero fazer isso no primeiro semestre do ano que vem. Eu já fui no pescoço dos meus técnicos e eu também fiquei irritado, mas não posso exigir deles para que tomem uma decisão sem consistência. Continuaremos estudando e se Deus quiser no primeiro semestre teremos uma decisão sobre o VLT”, concluiu.

Comissão do VLT

O Governo do Estado anunciou em julho deste ano a comissão criada junto a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, para estudar uma solução para o VLT.

Além de técnicos do governo federal, Mauro Mendes designou para compor a comissão os secretários estaduais Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), Rogério Gallo (Fazenda), Emerson Hideki Hayashida (Controladoria Geral), Carlos Fávaro (Escritório de Representações) e o procurador Lucas Schiwinden Dallamico (representando a Procuradoria Geral do Estado).