HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019, 15h:44

“Capacitação de agentes é marco histórico para MT”, diz Gilberto Figueiredo

REDAÇÃO

“Este ato é um marco histórico na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, já que há quase nove anos os agentes comunitário de saúde estavam esquecidos na qualificação e formação, sem uma capacitação”. A fala é do secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, durante aula inaugural do curso introdutório para agentes de saúde comunitários da baixada cuiabana, nesta segunda-feira (18), no auditório do Cine Teatro.

Reprodução

Qualificação de agentes comunitários

Em sua primeira fase, o curso capacitará 500 profissionais por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP/MT), instituição de ensino da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que atua na formação de profissionais da área, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário, que teve grande parte da vida profissional dedicada à área da educação e formação de pessoas, a capacitação é o caminho para transformação. “Vamos intensificar as ações de qualificação profissional em todas as frentes da saúde e injetar todo esforço e recurso necessário para que a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso possa ampliar, de forma significativa, sua atuação, especialmente nas áreas que são prioritárias”, destaca o titular da pasta.

Para Gilberto, a atenção primária de saúde, que é a porta de entrada do cidadão à saúde pública, precisa de investimento massivamente para melhorar a competência técnica, evitando assim que os cidadãos precisem recorrer à alta complexidade.

“Por isso o nosso grande esforço, não apenas com os agentes comunitários de saúde, mas também com os agentes de endemias. Assim, nós também estaremos oferecendo cursos técnicos para que esses profissionais tenham titulação e competência desenvolvida para melhor atender a população”.

Atualmente, Mato Grosso conta com mais de cinco mil agentes comunitários e, conforme a presidente do Sindicato dos Agentes de Comunitários de Saúde de Mato Grosso, Dinorá Magalhães, a capacitação é resultado do bom trabalho de Gilberto Figueiredo.

Reprodução

Qualificação de agentes comunitários

“Recebo esse curso introdutório com muita convicção de que é o caminho para o melhor desempenho do trabalho dos agentes comunitários de saúde. Acredito que chegamos agora no momento do crescimento e desenvolvimento e o secretário Gilberto tem mostrado vontade de qualificar e o caminho é esse. Estou satisfeita e muito contente e confio que isso vai mudar e muito a saúde básica da nossa população”, completa Dinorá.

O curso- O curso introdutório tem como objetivo capacitar o agente comunitário de saúde para o desenvolvimento de sua prática profissional. A diretora da Escola, Sílvia Aparecida Tomaz, informa que a carga horária inicial do curso, nesta primeira fase, é de 40h, sendo na sequência 400h e, na terceira etapa, 960h, completando 1.400h.

“Os agentes comunitário que têm a qualificação de 400h poderão completar a formação apenas com as etapas que não tem. O curso introdutório começa no dia 25 e vai até o dia 29 deste mês e ocorrerá na Escola Pública de Saúde de Mato Grosso”.