HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019, 11h:07

Cinco entre 8 atividades do varejo caem em agosto ante agosto de 2018, diz IBGE

CONTEÚDO ESTADÃO
da Redação

Cinco entre oito atividades do comércio varejista registraram recuo nas vendas em agosto deste ano em relação a agosto do ano passado, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, as vendas cresceram 1,3% em relação a agosto de 2018.

As perdas ocorreram em Combustíveis e lubrificantes (-2,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,4%), Móveis e eletrodomésticos (-1,3%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-17,1%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,5%). O mês de agosto de 2019 teve um dia útil a menos do que igual mês do ano anterior, lembrou o IBGE.

Na direção oposta, houve avanços em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5,2%).

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve avanço de 1,4% no volume vendido em agosto ante agosto de 2018, a quinta taxa positiva consecutiva. O setor de Veículos, motos, partes e peças teve crescimento de 2,9%, enquanto Material de construção encolheu 1,6%.

(Com Agência Estado)