HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019, 09h:40

Emanuel inaugura praça regada a “boi no rolete. Isso é improbidade”, diz vereador - VEJA VÍDEO

Líder do prefeito na Câmara alega que o “churrasco” não foi oferecido por ninguém da prefeitura e nem por vereadores; convite para a inauguração, porém, partiu do Alencastro em nome de Emanuel

PAULO COELHO

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro cometeu improbidade administrativa ao promover uma “festa” nessa semana ao inaugurar uma praça pública, no bairro Três Barras. 

A acusação é do vereador Diego Guimarães (PP), que tem em mãos, fotos, vídeos e o convite oficial da prefeitura para o ato, onde foi servido, inclusive, um boi no rolete.

divulgacao

diego guimaraes vereador

 Vereador Diego Guimarães: "claro ato de improbidade"

“A utilização de comida, bebida ou qualquer tipo de vantagem para participar de um ato público, que tem o intuito claramente de enaltecer a pessoa do prefeito e não somente realizar a entrega do equipamento público à sociedade, é um claro ato de improbidade, que afronta o princípio da impessoalidade”, sustentou o vereador, em entrevista ao HNT/HiperNoticias. 

A inauguração da praça Professora Elizângela Pereira de Souza ocorreu na noite de terça-feira (9), na Rua Treze, no bairro Três Barras. Participaram do ato, além do prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, quatro vereadores,  dentre eles o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão (PSB). Todos pretensos candidatos à reeleição no pleito eleitoral  no pleito de 2020, conforme apurou a reportagem do HNT/HiperNoticias. No caso do prefeito, ainda que Emanuel não tenha admitida a disputa, o partido dele, o MDB já o fez, por meio de seu presidente regional, deputado federal Carlos Bezerra.

O vereador Diego teve acesso a várias fotos e a um vídeo, que mostram um boi sendo assado no rolete e que, seria para o evento. No vídeo, divulgado nas redes sociais, uma mulher, que não se identifica, mas que dá entender ser da comunidade, mostra o boi no rolete sendo assado e convida as pessoas para comparecerem ao evento de inauguração.

“A praça está linda, daqui há pouco todas as autoridades estarão aqui e olha que delícia esse boi no rolete aqui. É isso aqui que a gente vai comer. Tá um cheiro bom, o boi está bem temperado. Eu se fosse você, corria pra cá, porque a noite promete com esse boi, esse boi tá arrasando”, diz a mulher no vídeo.

Divulgação

Boi no rolete pra?a Tr?s  Barras 3


Além do vídeo e das fotos do boi no rolete, o vereador também se mostrou indignado quanto ao Convite oficial, da própria prefeitura, no qual “o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, convida a população para a entrega da praça ...” 

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, a praça beneficia diretamente 10 mil pessoas daquele bairro e é apenas uma das 180 que a prefeitura pretende entregar até o fim do ano que vem, “construídas, ou revitalizadas”.

Máquina pública

“O prefeito afronta a impessoalidade, utilizando-se da máquina pública, pra se enaltecer e se promover politicamente. Esse tipo de política, toma-lá-dá-cá tem que ser banido das práticas públicas. Até a utilização do nome do prefeito no convite está ilegal. Ele coloca o nome dele no convite e não é ele quem convida, quem convida é a prefeitura, é o governo municipal “, observou Diego Guimarães, que garantiu que, ainda esta semana, encaminhará as fotos e o vídeo ao Ministério Público (MPE), “para que sejam tomadas as medidas cabíveis contra o prefeito".

A reportagem do HNT HiperNotícias tentou falar, diretamente por telefone, com o prefeito Emanuel Pinheiro, e com o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, entretanto, eles não atenderam às chamadas e tampouco as retornaram. 

O líder do prefeito na Câmara, Luís Claudio (PP – mesmo partido de Diego), disse à reportagem que não ficou sabendo da oferta de “boi no rolete ao público”, na inauguração da praça, mas se realmente foi oferecido, “tem que ver quem ofereceu, pois não acredito que tenha sido alguém do governo [prefeitura], nem mesmo qualquer vereador, ninguém cometeria essa loucura”.

Veja o vídeo

 

">