|
O programa, criado pelo Sicredi em parceria com as prefeituras, auxilia no financiamento, na escolha de produtos e na orientação aos agricultores. O Cooperar e Crescer é ideal para fomentar diversas cadeias produtivas, apoiado num planejamento que irá fazer crescer o setor econômico de forma sustentável, gerar emprego e renda no campo, agregando valor à produção rural com controle de qualidade da produção. Os produtos das agroindústrias de Itanhangá seguem todas as normas vigentes e essa é a garantia de que o consumidor vai usufruir produtos inspecionados e com total segurança alimentar à sua disposição.
Segundo Walter Keck, responsável pelo programa, ele tem início com o diagnóstico socioeconômico da cidade para saber qual nível social da comunidade. Faz uma pesquisa com o apoio das escolas locais e descobre a “vocação” do município, o que é melhor plantar e produzir. Com a parceira da prefeitura, os agricultores interessados se cadastram e assim começa o trabalho de implantação das agroindústrias.
Walter Heck acredita que o Cooperar e Crescer faz com que as pessoas acreditem em seus sonhos. “Muitas vezes elas têm anseios e desejos, mas não sabem como colocar isso em prática. O programa é uma ferramenta de realização que une vontades pessoais e de desenvolvimento dos municípios”, afirma.
Jair Silvestre, proprietário da Puro Sabor, agroindústria inaugurada, conta que sem o Cooperar e Crescer nunca conseguiria ter tamanho desenvolvimento. “Eu já trabalhava com mel, mas não com essas dimensões. Além de poder crescer, pois agora tenho maquinário e processamento melhor, aumentei a qualidade do produto com certificações de qualidade”, explica. Seu produto é legalizado pela Inspeção e Vigilância Sanitária. “O Cooperar e Crescer é um grande incentivo para a agricultura familiar”, acrescenta.
O prefeito de Itanhangá, Vanderlei Proenço Ribeiro, afirma que é uma obrigação do próximo gestor continuar com esse trabalho iniciado em seu mandato. Segundo ele, o Cooperar e Crescer é uma demanda da própria população, pois vai trazer alimentos para o município e movimentar o comércio. “A sociedade precisa apoiar o programa adquirindo os produtos daqui, não de fora”.
De acordo com Walter Heck, não são apenas quatro indústrias que vão mudar a economia da cidade, mas elas são um incentivo para que cada vez mais agricultores entrem em parceria com o Cooperar e Crescer. Depois de um tempo, o próprio município vai se desenvolver sozinho. Eledir Pedro Techio, presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Verde comenta que pequenas iniciativas como essas somadas viram grandes negócios. “Não precisamos de apenas uma grande indústria, mas de várias pequenas que movimentem muito mais produtos, empregos e renda”, diz. “E, nós, como cooperativa de crédito, acreditamos em programas como esse. Precisamos sempre apoiar esses projetos”.
Cooperar e Crescer
Hoje mais de 12 Cooperativas Agropecuárias fazem parte deste Programa do Sicredi em Mato Grosso em 12 municípios. Além disso, mais de 48 agroindústrias familiares estão em pleno funcionamento, gerando mais de 150 empregos diretos. Walter Heck afirma que o plano de expansão ainda é grande. “O Estado tem muito potencial para crescer nesse sentido, mas precisamos do apoio das prefeituras para colocar em prática”.
Sicredi
Atuando em 10 Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás e São Paulo), o Sicredi é uma instituição financeira cooperativa.
No Brasil, possui mais de dois milhões de associados, sendo cerca de 230 mil deles na regional Mato Grosso, Pará e Rondônia. O Sistema opera com 113 cooperativas de crédito e mais de 1.100 pontos de atendimento.
Com 128 unidades de atendimento e postos avançados, o Sicredi está presente em todos os municípios de Mato Grosso, sendo que em alguns casos é a única instituição financeira presente.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.