Está chegando a hora de uma das promoções mais aguardadas pelos consumidores que querem poupar um dinheiro na hora de comprar aquele objeto de desejo. A 'Black Friday 2015' acontecerá nesta sexta-feira (27), então é bom já abrir o olho para não cair em promoções 'furadas'. Por isso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon) dá dicas para evitar que as pessoas façam um mau negócio ou sejam enganadas e lesadas por promoções falsas.
Tradição que vem se consolidando no Brasil, a 'Black Friday' é realizada pelos comerciantes e os lojistas durante o mês de novembro como estratégia de impulsionar as vendas e liberar o estoque para produtos novos do Natal.
De acordo com o gerente de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo, os compradores devem ter critérios na hora de verificar o preço dos produtos, já que as palavras 'promoção', 'oferta', 'liquidação' e 'queima de estoque' não significam preços baixos.
"Nos últimos anos nós tivemos informações de consumidores que algumas das peças que foram colocadas na Black Friday estavam até mais caras que o preço usual. Então qualquer produto que o consumidor precise e queira adquirir nesse período, o interessante é fazer o monitoramento em alguns sites que disponibilizam o preço que vinha sendo praticado nas últimas semanas, para de fato constatar se é um bom negócio", orienta.
Outro alerta feito por Firmo é quanto ao consumo consciente, já que nem sempre o produto que está em promoção é aquele que a pessoa está realmente precisando. Também é importante pensar na programação financeira antes de gastar mais do que devia devido à promoção.
"O que percebemos é que, às vezes, mesmo com dinheiro, alguns consumidores querem efetuar o pagamento em várias parcelas de uma coisa que talvez nem precisem. Simplesmente está comprando por que viu um apelo comercial", disse.
COMPRAS PELA INTERNET
Outro setor que cresceu bastante nas últimas edições da Black Friday é o comércio virtual. O gerente de fiscalização do Procon lembra aos consumidores que, mesmo que o produto seja comprado online, ele tem os mesmo direitos de quem compra na loja física.
"A garantia e prazos do direito do consumidor é a mesma. Uma única coisa que diferencia nesse segmento é que, após o produto chegar na casa do comprador, o Procon oferece a ele o direito de arrependimento em até sete dias. Nesses dias, o consumidor poderá avaliar se quer de fato o produto ou não". comentou.
Já na compra física, o ato de troca depende do acordo feito com o vendedor ou comerciante na hora da compra. Conforme explicou Firmo, o proprietário do estabelecimento pode limitar a troca e impedir que os produtos vendidos na promoção tenham direito de troca.
BLACK FRIDAY
A Black Friday é uma das promoções mais populares dos Estados Unidos e que, ao chegar no Brasil, foi igualmente bem recebida. Atualmente, ela acontece simultaneamente em vários países, sempre na última sexta-feira de novembro.
Esta que é a maior liquidação do mundo tem como objetivo renovar os estoques dos lojistas para o Natal. O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro de 2010 e foi totalmente online.
"É uma promoção como qualquer outra e que também popularizou bastante. Só que uma questão crítica foi o registro de reclamações com relação aos preços, que não eram vantajosos. Isso levou até à edição da lei estadual nº 10.284, que determina que estabelecimentos comerciais de venda direta ao consumidor, ao anunciar desconto, promoção ou liquidação ficam obrigados a divulgar o valor original e o promocional, para que o desconto seja percebido de forma clara e precisa. Além disso, proíbe que o preço original seja divulgado como desconto, promoção ou liquidação", explica o gerente de fiscalização.
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