A autarquia nota que o ambiente externo continua incerto, diante das dúvidas sobre as implicações que o "reposicionamento das políticas comerciais globais" vai ter. Mesmo com novos acordos comerciais e a entrada em vigor das tarifas americanas, a incerteza permanece e deve permanecer elevada, segundo o BC.
No front doméstico, a atividade econômica terminou o primeiro semestre desacelerando, conforme o esperado, embora o mercado de trabalho continue dinâmico.
Índice de Liquidez
O Índice de Liquidez (IL) do Sistema Financeiro Nacional atingiu 2,1 em junho deste ano, segundo a mediana do REF do primeiro semestre. Em dezembro de 2024, a taxa era de 2,5.
O IL é usado para avaliar a capacidade de pagamento de instituições financeiras em relação às suas obrigações.
Ele representa a relação entre os ativos mais líquidos do sistema bancário e a honra de seus compromissos em um prazo de 30 dias. Quanto maior o número, mais confortável é a situação de liquidez dos bancos.
O Índice de Liquidez Estrutural (ILE) atingiu 1,2, estável em relação a dezembro, considerando a mediana. É desejável que o índice esteja próximo ou acima de 1. O ILE serve para verificar quanto as instituições possuem de recursos estáveis em seus passivos para fazer frente a um ativo de mais longo prazo - seja ele crédito, investimento ou participação societária, entre outros.
Índice de Basileia
O Índice de Basileia do Sistema Financeiro Nacional atingiu 17,36% em junho deste ano, segundo o REF do primeiro semestre. Em dezembro de 2024, o índice era de 17,22% (dado revisado).
O Índice de Basileia é um conceito internacional, definido pelo Comitê de Basileia, que estabelece uma relação mínima entre o Patrimônio de Referência (PR) e os ativos ponderados pelo risco (RWA) dos bancos.
As instituições financeiras brasileiras precisam obedecer a um índice mínimo de 8%. Isso significa que, para cada R$ 100 que um banco empresta, precisa ter pelo menos R$ 8.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




