Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019, 11h:00

Tamanho do texto A - A+

MISC abre exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos” nesta quinta-feira

A realização é uma parceria entre o Centro Cultural Ikuiapá e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo

Por: REDAÇÃO

Um acervo de mais de 80 peças de 21 etnias estarão disponíveis para visitação no Museu da Imagem e do Som (MISC), a partir desta quinta-feira (19), às 19h, com entrada gratuita. A exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos”, é uma homenagem aos primeiros da terra, um reconhecimento a sua importância e contribuição material e imaterial. A realização é uma parceria entre o Centro Cultural Ikuiapá e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

A curadoria é do Museu do Índio, no Rio de Janeiro e do Centro Cultural Ikuiapá, ambos vinculados a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Os objetos variam entre tapetes, quadros, utensílios da vida cotidiana e peças de uso em rituais indígenas.

A exposição fica disponível no MISC até o dia 19 de outubro. Todas as peças tem suas descrições etiquetadas e durante a visita, um profissional da FUNAI estará no local para auxiliar na compreensão do patrimônio imaterial.

O Museu do MISC funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.

As etnias com  materiais expostos são: Aikaka, Enawenê-Nawê (Mato Grosso), Galibi (Amapá), Kalapalo (Mato Grosso), Kamaiurá (Mato Grosso), Karajá (Mato Grosso, Tocantis e Pará), Karipuna (Rondônia), Kayabi (Mato Grosso e Pará), Kayapó (Mato Grosso e Pará), Kuikuro (Mato Grosso), Kuripako (Amazonas e Colômbia), Mamaindê (Mato Grosso), Matipu (Mato Grosso), Mehinako (Mato Grosso), Nafukwá (Mato Grosso), Nambikwara (Mato Grosso e Rondônia), Palikur (Amapá e Guiana Francesa), Surui (Rondônia), Umekutura (grafia a ser verificada), Waurá (Mato Grosso), Xavante (Mato Grosso).

SERVIÇO

O que: Abertura da exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos

Quando: quinta-feira (19), às 19h – entrada gratuita

Onde: Museu da Imagem e do Som, Rua 7 de setembro, 1 – Centro Histórico de Cuiabá

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto




Últimas Notícias