“Liu Arruda: a travessia de um bufão” será lançado nesta segunda-feira (11), às 19h, no foyer do Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Cuiabá. A obra que foi um dos livros vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura é de autoria do cuiabano Ivan Belém.
Ao lado de Liu, Ivan foi um dos fundadores do Grupo Gambiarra, trupe precursora do teatro de rua em Cuiabá, nos anos 80. Além da dupla, a atriz Meire Pedroso, formava um trio que ultrapassou as fronteiras dos espaços convencionais da arte cênica, levando aos bares, ruas e praças experimentações inovadoras. Sempre com uma linguagem temperada pela irreverência, a paródia, o deboche e a cizânia; claro que inserindo nesse contexto os aspectos regionais.
Nos anos 80, o intenso processo migratório que explodiu em Cuiabá já era uma realidade estabelecida. “As pessoas vinham pra cá ocupar um local aparentemente (mas equivocadamente) vazio”, comenta o Ivan. E, de certa forma, o Gambiarra funcionou como um foco de resistência, valorizador e propagador do jeito cuiabano de ser.
“Liu Arruda: a travessia de um bufão”, é importante frisar, configura-se como uma obra que faz não só o registro desse passado recente de Cuiabá, mas também traz pitadas críticas e resgata da mera oralidade os feitos e trejeitos de Liu Arruda e seus parceiros, apresentando uma espécie de reação da sociedade cuiabana contra a explosão demográfica que a capital mato-grossense enfrentava.
O lançamento do livro tem apoio da casa e terá entrada gratuita.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.