Um processo seletivo para a contratação de agentes temporários que vão atuar na fiscalização e gestão dos parques estaduais, como o Parque Encontro das Águas, no Pantanal, está previsto para ocorrer em 2024, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). A informação foi repassada pelo órgão depois da entrevista do pesquisador Fernando Tortato à reportagem do HNT, sobre investimentos na fiscalização de parques estaduais. Conforme ele, o parque em questão, que queima há cerca de um mês, tem apneas um servidor público de forma presencial para geri-lo. O contraponto é o baixo custo que o governo estadual terá se investir em prevenção às queimadas no Pantanal.
LEIA MAIS: Pesquisador defende que investimento em prevenção precisa ser ampliado contra incêndios
Há quase um mês, equipes do Corpo de Bombeiros atuam para deter as chamas de um incêndio que começou no dia 3 de outubro por causas naturais no parque estadual e está ameaçando atingir a Santuário das Onças, um dos maiores refúgios de onças-pintadas no mundo.
A Sema reforçou que a realização do concurso irá aumentar o quadro de servidores e ampliar a atuação do órgão na gestão e fiscalização dos parques estaduais. Atualmente, o órgão vem atuando no local dos incêndios em parceria com o Corpo de Bombeiros, que presta apoio na parte administrativa e em ações planejadas para atuação em campo, além do monitoramento com satélites de alta resolução de todo o território estadual, inclusive do Parque Estadual Encontro das Águas.
Nesta segunda-feira, 23 bombeiros e três aviões foram mobilizados para intensificar as ações de combate ao fogo em um ponto de reignição na região sul do parque, nas proximidades do Rio São Lourenço.
LEIA MAIS: Três aviões atuam no combate às chamas em ponto de reignição no Pantanal
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.