Cidades Domingo, 04 de Dezembro de 2011, 16:15 - A | A

Domingo, 04 de Dezembro de 2011, 16h:15 - A | A

RECICLAGEM

Secretaria de Meio Ambiente inaugura Central de Resíduos nesta segunda

A iniciativa pretende servir de exemplo de gerenciamento de resíduos que possibilite minimizar a geração de materiais

DA REDAÇÃO

Amanhã (5) será a inauguração da Central de Recebimento de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Criada por inciativa da coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos, a Central será utilizada para o recolhimento e posterior destinação adequada dos materiais.

A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Cruz explicou que a iniciativa tem por objetivo “conhecer e caracterizar os resíduos gerados pelo órgão, a fim de subsidiar uma Política de Gestão desses resíduos”.

A idéia é de que ao projeto sirva de exemplo de gerenciamento de resíduos e que possibilite a definição de estratégias para minimizar a geração de resíduos e, ao mesmo tempo, estimule a reutilização, reciclagem e destinação final adequadas, promovendo a inclusão social, já que envolverá também as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Esse trabalho também disponibilizará dados para pesquisas e desenvolvimento tecnológico.

Após a inauguração da Central de Recebimento de Resíduos haverá um desfile de moda com roupas de materiais recicláveis e ecologicamente corretas, criação da estilista Claudia Fagotti, sob a direção do produtor de moda, Édson Guilherme.

O local do desfile será produzido pelo decorador, Robson Oliveira, com peças de materiais recicláveis da artista plástica e arte terapêutica, Lêda Maira, compostas por papéis, papelão, restos de papel, cordas, arames e, sacolas plásticas. Conforme explicou a artista plástica, Lêda Maira o trabalho tem como objetivo oferecer ao público uma releitura da utilização do lixo, com a mensagem de valorizar a beleza das peças produzidas com esses materiais.

“Produzir lixo é inerente ao homem, não há como escapar deste ato, mas podemos reduzir nosso lixo, corrigindo nosso desperdício, reutilizando e separando o lixo para a coleta seletiva”, observou Lêda Maira. “A criatividade em construir, buscar uma nova imagem, dar forma, criar um brinquedo ou suvenir, tendo como matéria-prima, o usado, descreve entre linhas, a real importância, que é o entendimento da responsabilidade com a vida e o principal: zelo com o meio ambiente”, destacou a artista.

Para Lêda Maira, o lúdico oferece esse diálogo, acompanhado do harmônico, auxiliado pela arte, que traz consigo variados caminhos. “Podemos abordar temas variados oportunizando neste percurso uma reflexão das nossas atitudes, quanto às ações, participação e o nosso comprometimento com a educação ambiental”, finalizou.

Além da Sema, a central de resíduos foi criada por meio do apoio da Superintendência Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (CGRS/SUIMIS) e o Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania”. (Com informações da Assessoria)

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros