Cidades Quinta-feira, 08 de Setembro de 2011, 16:12 - A | A

Quinta-feira, 08 de Setembro de 2011, 16h:12 - A | A

IRRESPONSABILIDADE

Queimadas deixam clima ainda mais seco em Cuiabá

Ao meio-dia desta quinta a Capital de MT foi enconberta por uma fumaça

HÉRICA TEIXEIRA
herica@hipernoticias.com.br

Mayke Toscano/Hipernotícias

Incêndio em terreno baldio perto da Avenida Rubens de Mendonça é mais um dos que poluem o ar na Capital

A umidade relativa do ar nesta quinta-feira (8) chegou à fase de alerta com 13% em Cuiabá. A informação é da Defesa Civil de Mato Grosso. Quando a umidade chega abaixo de 12%, pode-se considerar estado crítico de alerta.

E o problema aumenta como o número de queimadas urbanas. Na manhã desta quinta-feira (8), era possível ver parte de Cuiabá encoberta por fumaça, com maior incidência na região sul de Cuiabá

No final desta manhã um incêndio tomou conta de um terreno baldio aos fundos da principal avenida da Capital, a Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter o fogo e em pouco tempo foi controlado o incêndio. O coordenador das áreas de combate, capitão Sérgio Martins Macedo, disse que não tem como prever se a queima foi criminosa ou de causa natural.

“Não temos como precisar o que ocasionou a queimada. O fogo ainda não está todo apagado, não tem como apagar tudo, só o tempo mesmo”, pontuou.

BAIXA UMIDADE

Há três estágios que a umidade pode ser considerar situação de alerta. Com a umidade relativa do ar ente 30% a 20%, o estado é de atenção. De 20% a 12% o nível é de alerta, abaixo de 12% o estado já é de emergência.

A baixa umidade podem ocasionar alguns problemas de saúde, principalmente em crianças e idosos. Dentre os sintomas estão as complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos e o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas, dentre outros sintomas.

A agente da Defesa Civil, Jucélia Castro, informou que os horários mais críticos são os entre às 12 horas até às 14 horas. Ao final do dia e a noite a umidade tende a melhorar.

“A umidade fica pior entre o meio dia e às 14 horas, depois melhora. O clima hoje está bastante seco. Com os focos de queimadas fica ainda pior”, confirmou.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros