Uma pesquisa coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) aponta que a maioria do público do show do Guns N’ Roses em Cuiabá era formada por moradores de Mato Grosso (66,14%), enquanto 33,46% vieram de outros estados brasileiros e 0,39% de países vizinhos, como a Bolívia.
O levantamento foi realizado durante o show histórico da banda, na última sexta-feira (31 de outubro), na Arena Pantanal, e faz parte do programa Descubra Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, UFMT, IFMT e Unic. O resultado final da pesquisa deve ser divulgado em até 20 dias.
O objetivo da pesquisa é identificar o perfil dos turistas e mensurar o impacto econômico de um dos maiores eventos já realizados na capital mato-grossense.
Durante o evento, as equipes aplicaram cerca de 300 questionários entre 15h e 18h, com uma amostra representativa do público estimado em 40 mil pessoas. Foram coletadas informações sobre origem, hospedagem, gastos médios, tempo de permanência e intenção de retorno à cidade.
De acordo com Gláucia Regina da Silva, coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo, o público mostrou grande interesse em participar e destacou o desejo de ver mais eventos internacionais em Mato Grosso.
“As pessoas demonstraram muito interesse em participar. Muitos visitantes de fora disseram querer conhecer melhor o estado e pediram mais eventos desse porte. Essa integração entre Estado, município e universidades faz a diferença na geração de dados de qualidade”, destacou Gláucia.
O coordenador de pesquisa da Unic, Osvaldo Borges, ressaltou que o estudo será uma referência para futuras análises sobre grandes eventos em Mato Grosso, ajudando o poder público a melhorar a estrutura turística e planejar ações estratégicas para atrair visitantes.
“É muito importante que as instituições se unam para gerar conhecimento e informação de qualidade. Quando o Estado e as universidades trabalham juntos, o resultado é um ganho real para o desenvolvimento público”, afirmou Borges.
PRÓXIMOS PASSOS: CRUZAMENTO COM DADOS ECONÔMICOS E TURÍSTICOS
Após a conclusão da tabulação, os resultados serão cruzados com dados de passagens aéreas e rodoviárias, além de indicadores de arrecadação do ICMS nos setores de hospedagem, alimentação e transporte.
O objetivo é medir o impacto real do show do Guns N’ Roses na economia local e compreender o comportamento dos visitantes durante grandes eventos realizados em Cuiabá e Mato Grosso.
LEIA MAIS: Mauro Mendes ironiza ausência de Abilio no show do Guns: "prefeito, você perdeu"
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






