Domingo, 06 de Janeiro de 2019, 17h:00

Tamanho do texto A - A+

Pais acampam em frente de escola para garantir vagas para 2019

Por: WILLIAN BELTER

Em busca de garantir vagas para os filhos em uma creche municipal no município de Cáceres (220 km de Cuiabá), pais se organizam em acampamentos na porta da unidade desde o dia 28 de dezembro. As matrículas terão início na próxima segunda-feira (7). Conforme a secretária municipal de educação, Antônia Eliene Liberato Dias, o município ampliou a abertura de mais 60 vagas para crianças de um ano e a previsão que seja construída mais uma creche até o final de julho.

 

REPRODUÇÃO

creche matricula

 

Na escola municipal Madre Maria Estevão, a demanda é maior que a oferta, a unidade oferece apenas 73 vagas para crianças de um até cinco anos. porém a procura maior tem sido de vagas para crianças de um ano que nesse caso serão ofertadas apenas 20 vagas, as outras 53 vagas estão destinadas a idades de dois até cinco anos. 

 

“Em função da falta de cobertura, por ser região central, a estrutura física da escola acabou que todo ano e essa situação, a gente estabeleceu um decreto dentro da legislação vigente normativa da educação infantil, prioridade para quem mora próximo respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a questão estabelecendo para as mães que trabalham”, explicou a secretária.

 

A secretária justificou que não distribuiu senha para não tirar direitos de outras pessoas que desejam pleitear as vagas, os pais foram avisados que não havia necessidade e no entanto decidiram acampar em frente à escola para garantir o cadastro.

 

Conforme a secretária o cadastro não garante a matrícula, fatores como, endereço, renda, cotas para deficiente, mães que trabalham, sequência da ordem de chegada são essenciais para garantir a vaga.

 

Antônia destacou ainda, que no município há cinco creches em construção e a previsão que até o mês de julho pelo menos uma delas esteja concluída. Na nova unidade a previsão que surjam 250 vagas.

 

“Ampliamos a abertura de mais 60 vagas em outras duas creches, estamos fazendo uma reforma e adequando dentro das normas vigente. As vagas serão disponibilizadas para crianças de um ano pelo fato de ser uma demanda maior”, destacou.

 

A estimativa da secretária é que com a abertura de mais uma creche, sejam disponibilizadas de 250 á 300 novas vagas.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto