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Cidades Segunda-feira, 13 de Julho de 2020, 18:30 - A | A

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Segunda-feira, 13 de Julho de 2020, 18h:30 - A | A

PANDEMIA / NOVO NORMAL

Idosos são atendidos por aplicativos pelos CCIs de Cuiabá

DA REDAÇÃO

Reprodução

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Os profissionais dos Centros de Convivência de Idosos (CCIs) se adequaram ao momento de pandemia e estão oferecendo atendimento aos idosos por meio de ferramentas tecnológicas. Para despertar a atenção dos membros da terceira idade, os coordenadores dos CCIs recorreram a grupos de Whatsapp e ao sucesso do momento, Tik Tok, para informar sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19 e dar sequência as atividades que eram oferecidas de maneira presencial e que estão suspensas pelo decreto municipal 7.849.

Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência cada um dos coordenadores das unidades de CCIs espalhadas por Cuiabá, ficou responsável por desenvolver um novo modelo de atendimento para o monitoramento diário dos mais de 2 mil idosos, que recebem em cada unidade uma atenção diferente.

“Estamos trabalhando para acompanhar o dia a dia dos nossos idosos, para que todo auxílio necessário seja ofertado nesse momento”, contou a coordenadora Fabiane Brito.

No CCI Padre Firmo, unidade que fica localizada no bairro Porto, a prática de atividade física e cuidados com a saúde está sendo mantida com as danças oferecidas pela onda do Tik Tok.

Outra alternativa encontrada pelos coordenadores foi o uso do aplicativo Whatsapp. Por ele os profissionais conseguem manter o contato direto com os idosos. Segundo os coordenadores são passadas orientações, esclarecimentos de dúvidas e é possível ter informações sobre o estado de saúde de cada assistido.

“Como a principal recomendação é evitar a aglomeração de pessoas, a utilização do serviço digital de mensagens instantâneas foi a melhor saída. Diariamente temos notícias dos idosos. Até o momento, nenhum caso registrado que precisou de encaminhamento para a rede básica de saúde. Os idosos estão obedecendo as regras de prevenção e contágio do coronavírus e estão ficando em casa”, disse a coordenadora de Atenção Básica, Eva Nelson.

Segundo os coordenadores, não foi suspenso os tratamentos de saúde, as receitas médicas e ou medicamentos de uso contínuo, são entregues nas residências dos idosos, bem como outros itens de necessidade básicas.

Além das quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos, os assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, via wattsapp ou por meio de contato telefônico.

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