Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 18h:21

Tamanho do texto A - A+

Cuiabá retoma vacinação e causa aglomeração de pessoas em posto de saúde

Por: RAYNNA NICOLAS

A Prefeitura de Cuiabá retomou nessa quinta-feira (26) a campanha de vacinação contra Influenza. Iniciada nesta segunda-feira (23) e interrompida nessa mesma semana, a ação aguardava o repasse de novas doses.

Reprodução

vacina gripe

 

Nesse primeiro dia de retomada, o município registrou uma alta procura inclusive com a formação de filas e postos com a vacina já esgotada. O novo repasse foi de 15 mil doses e conforme a prefeitura devem durar no máximo dois dias.

Em vídeo que circula na internet, moradores da Capital registraram o momento em que se formou uma grande aglomeração de pessoas a procura da vacina em no Centro de Saúde, no bairro Quilombo, no entanto houve preocupação para que as pessoas mantivessem o espaçamento mínimo em prevenção ao Covid-19, o coronavírus.

Normalmente realizada na primeira quinzena de abril, nesse ano o Governo Federal optou por antecipar a campanha de vacinação contra a influenza em decorrência da pandemia. Com isso pretende-se diminuir a quantidade de pessoas gripadas, facilitando o diagnóstico de coronavírus.

‘Drive-Thru’

A Prefeitura divulgou que ações que visam evitar aglomerações, como o “Drive-Thru” que estava previsto para sexta-feira (27), só serão realizadas quando Cuiabá receber um maior quantitativo de doses da vacina.

“Faremos Drive Thru e já definimos pontos estratégicos em bairros, mas para realizarmos as ações pensadas precisamos que o Ministério nos subsidie com mais doses”, afirmou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho.

A Campanha está sendo dividida em três fases: A 1ª de 23/03 a 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da Saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 a 09/05 professores de escolas publicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas. 3ª fase de 09 a 22/05 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.  

A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. (Com assessoria)

Veja o vídeo

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei