Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019, 09h:40

Tamanho do texto A - A+

Crianças tomam banho com água da geladeira no aniversário da cidade

Meninas se vestem de bailarinas para se apresentarem no desfile comemorativo. Abastecimento feito pelo DAE de Jaciara "é insuficiente".Além do prefeito e vereadores, cidade também tem um deputado estadual

Por: PAULO COELHO

reproducao

criancas banho de geladeira jaciara

 Prontas pro balet: banho com água de beber

Um apelo por meio de um vídeo caseiro feito por duas meninas (Marianne, 10 anos, e Geovanna, 7) está viralizando  pelas redes sociais, expondo um grave problema que vem sendo enfrentado pela população de Jaciara (distante 200 quilômetros de Cuiabá): a crônica falta d’água nas torneiras. Elas parecem admitindo que, sem a mãe delas perceber, tomaram banho com água da geladeira, já que ambas iam desfilar na comemoração do aniversário da cidade, em 21 de outubro passado, quando a cidade completou 61 anos de fundação.

“No dia do aniversário da  cidade, as minhas filhas tinham o desfile e foi todo mundo pra lá. Como era domingo e eu gosto de acordar um pouco mais tarde, as meninas levantaram bem antes de mim. Percebi que estava rolando uma certa bagunça mas eu não fui ver, aí depois eu perguntei: meninas, não tem água, vocês tomaram banho com o quê? Ficou uma olhando para a cara da outra. Elas tomaram  banho com água gelada”, declarou, revoltada,  a mãe das garotas, Maria Carvalho, moradora do bairro Planalto, em entrevista ao HNT/HiperNotícias. Segundo ela, há três meses não há o fornecimento regular de água pelo Departamento de Água (DAE) do município.

“Vocês não fazem obra nenhuma. Será que vocês  não comem. Como vocês fazem arroz, feijão? Pra lavar roupa, precisa de água”, diz trecho do diálogo das meninas em um dos vídeos. Já no vídeo do ”banho gelado”, a menina Geovanna, já vestida de bailarina, diz: “mãe, você acredita que eu tomei banho com água da geladeira?, estava um gelo”, afirmou.

Conforme o vereador de oposição Tiago Pereira (PT), 25% da água tratada de Jaciara são captados do rio Cachoerinha e o restante recai sobre os seis poços artesianos da cidade. “Isso não é o suficiente para atender 28 mil moradores. É um problema antigo, que vem de outras gestões já. Nós já cobramos várias vezes, mas ainda não obtivemos resposta do Executivo”, disse o parlamentar.

A reportagem também tentou ouvir o prefeito de Jaciara, Abdujabar Galvin (PSDB), e também o diretor do DAE do município, Jair Pessoa, mas eles não atenderam às ligações, tampouco as retornaram.

Para  o líder do prefeito na Câmara, porém, Charles Fernando (PSDB), o problema da falta d’água se deve  ao fato de o município ter ficado por mais de 30 anos sem investimento algum. "Eu era criança e esse sistema de captação já existia. Passaram-se várias gestões por aqui e nada foi feito. O Max [Russi, atual deputado estadual e ainda morador da cidade] foi prefeito por oito anos e não resolveu. Ele já está entrando em seu sexto ano de mandato, obteve sete mil votos na primeira eleição de deputado aqui em Jaciara, mais 4 mil votos na reeleição e nunca ajudou a resolver esse problema", criticou o vereador, também disparando contra os outros ex-prefeitos que, segundo o parlamentar, deixaram a desejar quanto a investimentos no setor de saneamento e captção de água de Jaciara. "Antes dele [Max], teve o Valdizete [Nogueira]  e depois  o Ademir [Gaspar] e nada foi feito", sustentou Charles.

JACIARA-PSDB-ABDO.jpeg

Abdo - Prefeito não atendeu às ligações da reportagem

Sobre o drama vivido pela população por não ter o fornecimento regular, Charles Fernando admite que ainda é difícil o dia-a-dia da população, mas alega que tem sido fornecido água diariamente e que, os moradores não estão sabendo  se prevenir. “Tá indo água  nas casas. Não tá indo 24 horas por dia. O problema é que a população quer água 24 horas por dia na torneira. Tem casa que o único lugar que tem uma caixa d’água é no chuveiro, o resto é  tudo direto da rua. A cultura que foi criada em Jaciara tem que ser mudada, a  pulação tem que ter reservatório”, completou o vereador tucano.

Outro lado

JL Siqueira

Deputado Max Russi

Max: "Abdo nunca me procurou. Falta planejamento do prefeito"

O deputado Max Russi rebateu as críticas do líder do prefeito. "Quando fui prefeito não havia falta d'água, pelo contrário. E ainda sobravam recursos da [cobrança] da água e nós investíamos em habitação. Com isso, construímos quase mil moradias em Jaciara", alegou o deputado, admitindo, porém, que atualmente o grande problema público do município é a escassês no fornecimento de água. Isso, entretanto, segundo ele, se deve à "falta de projeto e planejamento" do atual prefeito, que ainda não teria se mobilizado para buscar recursos extras (Estado e União, via emendas  parlamentares, por exemplo) para investir no setor de captação de água da cidade.

Max ressalta que o próprio reservatório com capacidade para um milhão de litros d'água, que o prefeito Abdo Galvin está construíndo em Jaciara, "é com recusrsos que eu consegui quando ainda era prefeito, dinheiro fruto de emenda parlamentar do [ex-senador] Antero [Paes de Barros]". O deputado também alegou que só não ajuda mais a gestão municipal porque Galvin "não me procura, quem tem que procurar a solução para os problemas do município é ele e ele nunca me procurou".

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei