Cidades Segunda-feira, 13 de Junho de 2011, 10:46 - A | A

Segunda-feira, 13 de Junho de 2011, 10h:46 - A | A

MAIS CRÍTICAS

Copa do Mundo e saúde dominam debates nas eleições comunitárias em Cuiabá

Pleitos ocorreram na região norte e cerca de 13 mil pessoas foram às urnas

ALIANA F. CAMARGO
aliana@hipernoticias.com.br

Mayke Toscano/Hipernotícias
A região norte concentra cerca de 53 bairros em Cuiabá

A União Cuiabana das Associações dos Moradores de Bairro (Ucamb) acusou Agecopa de não dar transparência sobre desapropriações de moradores para obras de mobilidades urbanas.

O descontentamento foi amplamente abordado nas eleições ocorridas no domingo (12) para presidente dos bairros na região norte de Cuiabá. Segundo o diretor de comunicação da Ucamb, Ronaldo Pacheco, a Copa do Pantanal foi tema que predominou entre candidatos e moradores das regiões  Morada do Ouro e Grande Morada da Serra, na região norte de Cuiabá, onde estão localizados 53 bairros. 

Para a Ucamb, a Agecopa não está esclarecendo como serão feitas as desapropriações para o sistema de transporte que ainda será escolhido (VLT ou BRT). “Nenhuma vez as comunidades foram consultadas. A lei diz que para desapropriar, os moradores devem ser removidos para uma área de no máximo 2 km da área em que mora”, informou Ronaldo.

Outro assunto que também foi abordado pelas eleições nos bairros foi o setor da Saúde. “Toda família tem uma história de mau atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), além de faltar hospital público na cidade”, comenta o diretor de comunicação da entidade.

As eleições para presidentes dos bairros em Cuiabá serão realizadas em três etapas. A primeira ocorreu neste domingo (12) na região norte. Segundo Ronaldo Pacheco, todo o processo  ocorreu de forma tranquila.

Cerca de 13 mil moradores votaram nos 21 pontos distribuídos. Na região norte existem 53 bairros, sendo que quatro não tiveram nenhuma indicação a presidente e 28 tiveram apenas uma chapa e venceram por aclamação.

PRÓXIMAS ELEIÇÕES

No próximo domingo (19) será a vez da região leste eleger seus presidentes de bairros, que compreende Praieiro, São Mateus, Dom Aquino, entre outros.

No domingo (26) as eleições ocorrem na região oeste, em bairros como Santa Rosa, Verdão, Cidade Verde, entre outros. Todas as regiões concentra entre 50 a 60 bairros.

A Ucamb fez parceria com a Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para utilizar urnas eletrônicas. 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros