A visita de Dilma a Portugal nesta semana é uma promessa que ela havia feito ao seu antecessor de acompanhá-lo quando ele ganhasse um prêmio internacional. A afirmação é do próprio Lula, que vai receber três homenagens no país.
"Ela tinha prometido que quando eu recebesse o primeiro prêmio internacional ela viria, e está cumprindo", declarou Lula, que negou qualquer divergência com a presidente.
"Não há a menor hipótese [de divergências]. Porque o dia que tiver uma divergência entre eu e a Dilma, ela está certa. Obviamente que tem gente torcendo para que haja qualquer coisa, mas não haverá nada entre Dilma e Lula. Temos uma relação ideológica e política muito forte."
Aplaudido de pé, o ex-presidente brasileiro deu "dicas" para Portugal sair da crise econômica e criticou a atuação do FMI (Fundo Monetário Internacional), que deve socorrer a economia portuguesa. Ele defendeu também a redução das taxas de juros de bancos europeus em Portugal.
"A crise mundial tem responsáveis diretos: é um sistema financeiro especulador. Eles têm que agir com mais rapidez. Por que o FMI ficava dando palpite quando a crise era na América Latina e agora demora para agir na Europa?", questionou o ex-presidente, que aconselhou Portugal a investir no mercado interno, como disse ter feito em seu governo.
Lula voltou também a defender uma reforma na ONU (Organização das Nações Unidas), que está "estagnada em meados do século 20", mas reafirmou que não quer fazer parte do organismo.
Paulo Amorim / AE Lula recebe o Prêmio Norte-Sul 2010 das mãos do presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, em Lisboa
HOLOFOTES
Apesar de receber nesta terça-feira visita oficial da presidente Dilma, Portugal colocou os holofotes na agenda do ex-presidente Lula, que, além do prêmio do Conselho da Europa, receberá, na quarta-feira, uma distinção da Confraria do Vinho do Porto e o título de doutor honoris causa da faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
A visita do ex-presidente a Portugal é destaque nos principais jornais e noticiários televisivos do país nesta terça-feira. O jornal "Diário de Notícias" afirma, em título de uma seção especial dedicada à visita do ex-presidente, que "Lula vem a Portugal apresentar a camarada Dilma".
No texto, prioriza os detalhes da visita de Lula à de Dilma, que, segundo a publicação, "acompanha-o nessas homenagens".
A seção, com linhas e título em vermelho, expôs uma foto ocupando o centro de duas páginas de Lula e Dilma, com a camisa do PT, de mãos dadas e erguidas.
A entrevista que a presidente Dilma Rousseff concedeu a uma cadeia portuguesa no Palácio do Planalto, transmitida em Portugal na noite de segunda-feira, é repetida várias vezes nas redes de televisão do país ao longo desta terça-feira.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.