Segundo o órgão, ao menos 5 estados já usam o aparelho: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Rondônia. A tornozeleira permite que a polícia acompanhe a movimentação dos detentos que saem do presídio, assegurando que eles cumpram as medidas impostas pelo juiz. O órgão não infomou a porcentagem de presos com tornezeleira em relação ao total que tem direito ao benefício da saída temporária no país.
A maior parte dos presos que serão monitorados neste fim de ano está em São Paulo, segundo o CNJ. Dos cerca de 20 mil detentos paulistas que receberam o direito à saída temporária este ano, segundo o Tribunal de Justiça, 6 mil usarão a tornozeleira.
No Rio de Janeiro, 1.440 presos que cumprem pena em regime domiciliar também são controlados por meio do sistema. A Vara de Execução Penal do Estado concedeu saída temporária a 292 apenados.
Em Minas Gerais, as tornozeleiras começaram a ser utilizadas dia 17 de dezembro, conforme informou a Subsecretaria de Administração Prisional do Estado, segundo o CNJ. A expectativa é que 50 presos do regime aberto ou domiciliar de Belo Horizonte sejam monitorados nas festas de 2012.
Em Pernambuco, 301 presos que saíram da prisão no dia 19 para passar as festas com a família serão monitorados. Já em Rondônia, 400 detentos que cumprem prisão domiciliar são controlados eletronicamente.
Além dos estados que já estão usando a ferramenta, outros quatro devem adquirir a tornozeleira em 2013: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas, informou o CNJ.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.