Como o setor do agronegócio é o forte do estado, surge a necessidade dos empresários de ter um veículo que suporte o trabalho pesado. Por isso, Mato Grosso é destaque em vendas de caminhonete Toyotas no país. Só no Centro-Oeste, 43% dos veículos são vendidos aqui.
Vale ressaltar que, só para a nova Hillux, que será lançada em novembro, já existe uma demanda antecipada de aproximadamente 900 compradores, aguardando a chegada do novo veículo.
“Isso nos faz uma região picapeira. O povo gosta de caminhonete e o trabalho com agronegócio e agropecuária fortalece a demanda. Só para ter idéia, 9,6% dos veículos Toyotas vendidos são Hillux. Em seis meses, foram mais de 256 vendidas, e mais 61 SW4. Ou seja, nós crescemos mesmo quando o assunto é crise no país”, disse o diretor comercial da Canopus, revendedora Toyota em Cuiabá, Fernando Sales.
Enquanto a crise financeira do Brasil é uma realidade, na empresa japonesa acontece o contrário. As vendas cresceram mais de 3% no primeiro semestre e, ao invés de mandar funcionários embora - a exemplo de várias outras montadoras no país -, foi contratado um novo quadro de colaboradores com um acordo para ninguém ser dispensado em dois anos.
“A palavra crise e outros assuntos negativos estão fora do assunto. Nós prezamos muito pelos nossos colaboradores. A realidade disso está nos números da Fenabrave, que comprovam que, só nos primeiros meses desse ano, as vendas de veículos caíram quase 20%. No país, a Toyota foi ao contrário. Vendeu 3% a mais em todo território e, só em Mato Grosso, obteve alta de 5%”, confirmou Ricardo Leme, consultor Comercial da Toyota Brasil.
Os representantes comerciais destacam dois pontos que fazem do grupo ser um dos que mais crescem no país: pós-venda e ações de vendas. “A situação de pós-venda é nossa primeira escala de qualidade. Confiança do cliente e resultado positivo é nossa meta sempre. A nossa orientação é ser a número 1 em qualidade e segurança. Não precisa ser o primeiro a vender, mas sim o primeiro de confiança. Por isso fazemos ações para revolucionar o setor automobilístico do país”, completou Fernando Sales.
Na Expoagro, a Canopus é a única concessionária a colocar seus carros à mostra. Devido à crise que assola o país, outras empresas preferiram se manter em seus prédios e não foram ao evento.
“Nossas negociações começam aqui e terminam na concessionária. As vezes conseguimos vender o carro até aqui, mas o motivo de mostrar nossos produtos é a maneira de dizer que não nos abatemos com o cenário do momento e por isso queremos que o freqüentador da festa possa ser nosso cleinte”, finalizou Sales.