Artigos Sábado, 05 de Novembro de 2011, 00:01 - A | A

Sábado, 05 de Novembro de 2011, 00h:01 - A | A

Reinventar é preciso

Comovido com a morte prematura do empresário Steve Jobs, fundador da Aple, e tomado de um rasgo de ambição, o aprendiz promete ao mestre que será um homem criativo e inovador e, jamais, copiará nada de ninguém. - Vou ser diferente, inventar e progredir

PAULO LEITE

Divulgação

Comovido com a morte prematura do empresário Steve Jobs, fundador da Aple, e tomado de um rasgo de ambição, o aprendiz promete ao mestre que será um homem criativo e inovador e, jamais, copiará nada de ninguém.

- Vou ser diferente, inventar e progredir na vida; quem imita é perdedor, não vence - intuiu o jovem.

O professor, um sábio, fitou demoradamente o aluno e pediu que ele olhasse ao seu redor:

- Está vendo aquela árvore? Há mais de vinte anos eu a contemplo e todos os dias, pela manhã, o sol bate na mesma direção e projeta a mesma sombra. O vento que sopra do Sul também balança as folhas na mesma direção... Todas as tardes.

O estudante devolveu o olhar ao mestre, com um soslaio de dúvida e perplexidade. O que estava tentando dizer aquele velho? Perguntou-se.

E o mestre emendou, respondendo aos anseios do rapaz:

- Embora faça o mesmo movimento, a cada dia eu interpreto as sombras de forma diferente. Eu também sinto a brisa de forma diferente no meu rosto. Às vezes, a criatividade não está na inovação, mas sim na interpretação dos fatos ou na sabedoria de compreender a evolução dos ciclos da natureza.

E foi além:

- Quem despreza a simples sucessão dos acontecimentos, apenas pelo prazer de contestar, atrasa o processo evolutivo que faz da reprodução natural e da exaustiva rotina, a própria explicação para a vida.

E os grandes inventores? E os inovadores? E se eles desistissem? Quis saber o aluno.

- A acomodação é a morte da ciência; assim como a ambição é o túmulo do progresso. Os caminhos que levam ao novo, ao inusitado, são intrincados e obscuros, e somente a luz da dedicação e o farol da dignidade podem levar seu viajante ao reconhecimento e à glória.

E advertiu, em seguida:

Porém, siga a trilha dos que já percorreram a estrada do sucesso. Eles também aprenderam com velhos viajantes. Porque esse caminho não se faz sozinho... Ele é o roteiro da evolução e do conhecimento. Quem percorre este destino sem temores, chega ao fim de sua trajetória sabendo que alguém o sucederá em seus passos, seguindo a mesma pegada, seguindo a mesma rota em direção ao futuro. Porque essa jornada, a busca do criativo e do inovador, a gente faz dentro de nós mesmos.

CAUDILHO

Bem... O deputado Valtenir Pereira deu a senha que faltava para a debandada do grupo do empresário Mauro Mendes do PSB. Ele excluiu a turma de Mendes de evento realizado pela cúpula regional do partido em Cuiabá. Alega ter feito o convite via ofício publicado no Diário Oficial. A rigor, ninguém consegue conviver com o caudilhismo de Valtenir.

RECOMEÇO

Mauro Mendes agora tem um pretexto para aprofundar seus entendimentos com articuladores do PMDB, no sentido de recuar na disputa pela Prefeitura de Cuiabá e aguardar as eleições para governador em 2014. Tudo indica que nos próximos dias, Mendes refaça o caminho para o PR, partido que deixou em 2009.

LAND ROVERS

O governador Silval Barbosa deve anular, na próxima semana, o contrato de compra de 10 Land Rovers equipadas com sistema de monitoramento russo feito pela Secopa junto à empresa Global Tech. Silval está agindo com prudência e respeito à opinião pública.

ERRO

No dia de finados, a Associação dos Parentes de Vítimas de Erros Médicos distribuiu panfleto nos cemitérios da cidade, lembrando casos de negligência e atendimento deficitário em clínica e hospitais de Cuiabá. É o dedo do morto apontando a falta de punição para os vivos... Bem vivos!

INFERNO

Na reabertura dos trabalhos legislativos da próxima semana, após o longo feriado, tanto na esfera federal quanto na estadual, o tema central dos debates deverá ser a violência urbana. O tiro desferido contra o deputado Eliene Lima, numa tentativa de assalto, gerou indignação em toda a sociedade. O secretário Diógenes Curado tem que se preparar para o inferno astral.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros