“Amanhã eu confiro a previsão do tempo. Vou dar uma pausa para assistir “One Strang Rock”, série do canal National Geographic, que conta a história do planeta Terra, depois eu avalio as condições das marés”.
No dia seguinte, o pescador, que não conferiu tampouco avaliou o tempo e as marés, seguiu em alto mar para o sustento da própria família, sem os cuidados necessários. Logo, teve “perrengues” na navegação - ventos fortes e altas ondas, que colocaram em risco a segurança dos outros navegadores, deixando de capturar cardumes disponíveis e tendo prejuízo financeiro.
Do mesmo modo, alguns de nós, senão todos, adiamos para outro dia, deixamos para a última hora ou desistimos de algo importante, como cuidar da saúde, trabalhar, estudar, ter momentos com a família, e substituímos por responder a todas as notificações do e-mail, responder as mais de 30 mensagens do whatsapp, jogar vídeogame, ver as redes sociais ou assistir à série com diversas temporadas e centenas de episódios. Isto é, procrastinamos.
Contudo, o hábito ou a mania da procrastinação pode carregar o sentimento de culpa, inadequação, ansiedade, nervosismo e estresse. Sem contar que impede de atingir o objetivo, não é saudável à autoestima e à autoeficácia.
A causa da tendência da procrastinação é mais complexa que uma simples 'preguiça'
Em vista disso, o que está por trás de “deixar para depois”?
Na visão sistêmica, a causa da tendência da procrastinação é mais complexa que uma simples “preguiça”. Ela se deve a vários fatores, sendo alguns deles a insegurança, a autossabotagem, o medo do fracasso ou de enfrentar feridas do passado, o perfeccionismo, a não conseguir aceitar nem o desconforto de uma tarefa menos prazerosa nem a mudança.
E como parar de procrastinar e começar a agir?
A constelação familiar sistêmica é uma ferramenta terapêutica útil para superar a procrastinação na medida em que auxilia a reconhecer o círculo vicioso e a identificar as razões sistêmicas desse comportamento.
Além disso é importante regular as emoções; aceitar que pode errar e ter a confiança de se corrigir; concluir o que precisa, ainda que não seja perfeito; alternar a concentração intensa nas tarefas importantes com os momentos de relaxamento; dividir e delegar tarefas e estabelecer prazos. E, para mim, o fundamental, é reconhecer e ter gratidão pelo que recebeu e vem recebendo da vida e da força dos ancestrais, de modo a ter consciência e ter motivação para agir com paciência e constância.
Assim, para superar a inércia é necessário nos conhecer, aceitar as nossas vulnerabilidades, prevenir e preparar para as marés altas, obstáculos que fazem parte da vida, mas também, nos certificar que a embarcação emocional está segura. Igualmente, ter gratidão aos bons ventos, à maré mansa e, como resultado, aproveitar as boas histórias e a prosperidade na pescaria da vida pois, como diria o filósofo Sócrates, “conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente da tua ignorância e serás sábio”.
(*) BRUNA BERTHOLDO é advogada e Terapeuta facilitadora em Constelação Sistêmica Familiar Individual e escreve para HiperNotícias às terças-feiras. Instagram: brunabertholdocf. E-mail: [email protected]
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Daniela Paes de Barros 13/07/2023
A tal da preguiça disfarçada é medo, de enfrentar os desafios, ou mesmo de superá-los, aí é mais irracional ainda, porque é o medo do que vem depois, que nem se sabe o que é. Mas sem se questionar e pensar realmente não se chega a essa conclusão e o medo às vezes paralisa até o pensamento. Boa dica!
Lucieny 12/07/2023
Lindo texto! Nos motiva e encoraja a nos conhecer melhor e orienta a buscar meios para sair da condição de procrastinar. ????????????????
Josiane 12/07/2023
Excelente matéria.
Suely 12/07/2023
Excelente texto.
Isa Magalhães 11/07/2023
Muito bom texto!!
Mylena 11/07/2023
Perfeito texto sobre auto conhecimento.
Fernanda 11/07/2023
Atual e verdadeira essa matéria! Parabéns
7 comentários