Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019, 07h:00

Tamanho do texto A - A+

Isis Catarina Martins Brandão

Por: NEILA BARRETO

Divulgação

Neila Barreto

Isis Catarina Martins Brandão é cuiabana, nasceu a 27 de junho de 1960, filha de Jarbas Martins de Siqueira e Eutildes D’Abadia Fernandes Martins.

Seus primeiros estudos à Universidade foram realizados no estado de Mato Grosso, nos municípios de Cuiabá e de Várzea Grande. A sua escolaridade se desenvolveu em colégios tradicionais, privados e públicos. A iniciação escolar aconteceu no colégio Salesiano Asilo Santa Rita e, sequencialmente, na Escola Modelo Barão de Melgaço, Colégio Coração de Jesus e Escola Técnica Federal de Mato Grosso-ETFMT hoje, Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.

Na fase de graduação de nível superior, sua primeira formação foi no curso de Administração de Empresa, no ano de 1990, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, e a sua segunda faculdade realizou na Universidade de Várzea Grande – UNIVAG, no curso de Direito, graduando-se no ano de 2002.

Pós graduou-se ao nível de especialização em Direito Administrativo e Processo Administrativo, pela Universidade Gama Filho, no ano de 2005, e em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2008.

Cursou o Mestrado na Universidade Coimbra, Portugal, na faculdade de Direito, optando pelo Direito Público, especificamente, em Ciências Jurídicas Políticas, concluído em setembro do ano de 2008. A sua dissertação de Mestrado teve como fundamentação o Direito Ambiental e Constitucional e intitulou-se: “A realização do Direito Ambiental na mão do Legislador ordinário”.

O primeiro apontamento em sua carteira de trabalho datou de 19/12/1977, como aluna-aprendiz, após aprovação em seleção de alunos da então Escola Técnica Federal de Mato Grosso – ETFMT, para estagiar no Banco da Amazônia – BASA, em Cuiabá.

Após experiência em outras instituições privadas, conheceu o serviço público na Prefeitura Municipal de Livramento, na década de 1980, e ainda hoje desempenha o papel de servidora pública na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Nesta instituição exerceu o cargo de Chefe de Cerimonial e de Secretária do Instituto Memória do Poder Legislativo, onde desempenhou papel fundamental de resgate, identificação, catalogação e arranjo de um rico conjunto documental produzido a partir do ano de 1835, documentação que, hoje, pode ser compulsada, página a página, desde a formação territorial do Estado de Mato Grosso à formação do processo histórico, cultural, socioeconômico e político do de Mato Grosso fatos e atos que foram registrados no Parlamento de Mato Grosso. A partir do ano de 2017, foi lotada na Consultoria Técnica Jurídica da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Isis Catarina é filiada na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso, desde 26/05/2010, membro efetivo do IHGMT – Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, sócia efetiva da Sociedade Amigos de Rondon, membro efetivo do IAMAT – Instituto dos Advogados Mato-grossenses, e da ABIF – Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU – Regional Mato Grosso. Participou como membro das seguintes instituições ACISA- Associação Cultural de Integração Sul Americana e Muxirum Cuiabano.

É a atual tesoureira do IHGMT com atuação efetiva junto à instituição. Idealizadora, pesquisadora, escritora e organizadora com diversas publicações.

 

(*) NEILA BARRETO SOUZA BARRETO é jornalista, escritora, historiadora e Mestre em História e escreve às sextas-feiras para HiperNotícias

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto